Home > Notícias

Navegando pelas imagens

Assim como o filme fotográfico se torna renegado a livros de história, nossos discos rígidos estão sendo entupidos com imagens digitais.

pcworld

13/07/2005 às 15h29

Foto:

Assim como o filme fotográfico se torna renegado a livros de história, nossos discos rígidos estão sendo entupidos com imagens digitais. Tiramos fotos constantemente e baixamos dezenas de arquivos diariamente, o que torna a tarefa de localizar uma determinada foto praticamente impossível se não houver o mínimo de ordem no caos.

Conheça o ACDSee 7.0, um pacote de gerenciamento de imagens que promete organizar todos seus arquivos, tornando-os mais fácil de manipular e procurar por.

Enquanto usuários domésticos podem tirar proveitos de suas funções organizacionais, o software é também adequado para uso corporativo, já que suas poderosas ferramentas podem buscar milhares de imagens. Ele pode importar fotos de várias fontes, incluindo câmeras digitais, scanners e seu disco rígido. E essa versão foi otimizada para oferecer taxas de upload mais rápidas.

Até aqui, nenhuma novidade. A primeira delas está na capacidade do software em gerenciar as imagens dentro de um cartão de memória. Usando a ferramenta de sincronização, usuários podem automatizar o upload de dados, assim como especificar onde eles estão armazenados e garantindo que cada cartão sempre tenha uma quantidade específica de memória livre.

O ACDSee tem agora uma barra de ferramenta sensível ao contexto que automaticamente se adapta à tarefa que você está fazendo. Se você muda de uma tarefa para outra – de queimar um CD com suas fotos para a criação de um álbum, por exemplo –, as opções oferecidas na barra também mudam.

A principal utilidade do software é procurar e organizar arquivos. Já a Image Well permite que você veja e navegue por sua coleção inteira em apenas uma interface. Enquanto uma função de navegação apresenta, abaixo do campo principal, fotos baseadas em uma categoria ou na data em que foi tirada, por exemplo.

As imagens são mostradas em miniaturas que, quando clicadas, mostram a foto em tamanho original. De novo, essa versão do software foi desenvolvido para tornar o processo de visualização das imagens muito mais rápido.

Plagiando o comercial do cartão de crédito, a ferramenta Image Comparison não terá preço, de tão importante, para fotógrafos profissionais que precisam escolher a imagem perfeita para um trabalho. Ela permite que o usuário veja até quatro imagens lado a lado, comparando historiogramas e aplicando filtros de exposição.

Assim como gerenciar suas fotos, o ACDSee é útil também por suas opções de edição, oferecendo muitas maneiras de manipular imagens. Você pode cortar, mudar o tamanho e rotacionar arquivos, assim como ajustar brilho e contraste e remover olhos vermelhos.

Para tornar o compartilhamento de arquivo mais fácil que nunca,o ACDSee permite que você crie uma apresentação de slides das suas fotos, que podem ser queimadas em um DVD ou comprimidas em um arquivo PDF e enviadas via e-mail. É possível também criar apresentação baseadas em Flash para incluir em seu site.

Outra alternativa é usar o serviço gratuito do ACDSee para compartilhamento online, o SendPix, para mostrar e distribuir suas fotos pela web. O SendPix permite que você crie um álbum com até 50 fotos e depois mande o link para seus amigos por e-mail.

O software suporta o formato RAW de imagem da maioria das câmeras do mercado sem drives – não custa nada verificar se seu aparelho é de uma marca pouco conhecida, caso o programa não a reconheça. Há também o suporte ao formato JPEG 2000, permitindo arquivos com qualidade e comprimidos.

Se você tem que lidar com uma grande coleção de imagens digitais, então o ACDSee pode ser o que você está procurando para organizá-las, mas talvez seja um opção sofisticada demais para quem guarda apenas alguns arquivos. A sétima versão do programa tem muitas ferramentas poderosas, mas não tem uso muito intuitivo.

ACDSEE 7.0
Fabricante: Soft Solutions
Preço: R$ 468
Onde encontrar: XpressSoft – (11) 5575-6780 – www.xpressoft.com.br

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail