Home > Notícias

Google lança busca corporativa no desktop

O Google lança nesta quarta-feira (18/05) uma ferramenta de busca no desktop desenvolvida para ambientes corporativos.

Juan Carlos Perez

13/07/2005 às 18h17

Foto:

O Google lança nesta quarta-feira (18/05) uma ferramenta de busca no desktop desenvolvida para ambientes corporativos.

A ferramenta leva o nome de Desktop Search for the Enterprise e foi criada após várias solicitações de seus usuários, segundo Matthew Glotzbach, gerente de produto da divisão corporativa do Google.

O sistema é desenvolvido para a localização de mensagens de e-mail, documentos processados, planilhas, arquivos e fotos.

"A informação está crescendo a taxas insanas, especialmente no ambiente de negócios. Uma pessoa com níveis de conhecimento médios não consegue encontrar mais o que procura nos PCs do ambiente de trabalho. Existe muita informação oculta", afirma.

A estratégia da busca corporativa é colocada em prática cerca de oito meses após o Google estrear o buscador para usuários domésticos. Os dois produtos são gratuitos e têm uma funcionalidade que permite a captura do conteúdo dos sites acessados para inclusão posterior em uma relação.

Alguns usuários expressaram preocupação pelo fato de essa ferramenta capturar eventualmente dados confidenciais como senhas bancárias ou números de cartão de crédito. Segundo o Google, porém, o sistema pode ser configurado para não captar as informações das páginas seguras.

Diferentemente do produto destinado ao usuário final, o Google Desktop Search for Enterprise tem várias funções de instalação, distribuição, gerenciamento e segurança voltadas para os departamentos de TI, a fim de uma melhor personalização.

Uma dessas funções da versão corporativa é a possibilidade de listar mensagens de e-mail da plataforma Lotus Notes, da IBM. O plano é ampliar esse suporte para futuras atualizações do Lotus Notes, como entradas de calendário e aplicações.

O sistema ainda permite integração com outras ferramentas de buscas corporativas como a Google Search Appliance e a Google Mini, utilizadas para indexar informações de servidores.

Com o lançamento do sistema, o Google passa a competir com empresas como a X1 Technologies, a Autonomy Corp, e a Microsoft, que pretende lançar até o fim do ano uma ferramenta de busca corporativa.

O Google Desktop Search for the Enterprise estará liberado para download nesta quarta-feira no endereço http://desktop.google.com/enterprise.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail