Home > Dicas

Como escolher a câmera ideal

Equipamentos digitais conquistam os fotógrafos amadores. Veja nossas dicas para escolher a câmera ideal, seja para uso próprio ou para dar de presente de natal.

Daniel dos Santos

13/07/2005 às 9h58

Foto:

Seja para uso próprio ou como presente, as câmeras fotográficas digitais são uma ótima pedida. Mas é preciso estar atento a alguns detalhes para não se decepcionar com o produto ou gastar demais.

“Para quem quer imprimir em formatos grandes, quanto mais megapixels, melhor. Para aqueles que pretendem apenas enviar fotos por e-mail ou armazenar no computador, um modelo com menos de 2 megapixels já dá conta do recado”, destaca Richard Ford, diretor de marketing da Kodak para equipamentos digitais.

Quanto aos recursos, as câmeras automáticas são mais indicadas para quem está começando na fotografia, enquanto o consumidor avançado costuma exigir comandos manuais.

Quanto maior a resolução da imagem capturada, mais espaço ela ocupa na memória do equipamento. Procure modelos com pelo menos 16 MB internos, mas saiba que cartões de armazenamento são necessários para quem não quer ter de descarregar as imagens no micro com freqüência.

Com uma unidade de 64 MB já é possível guardar cerca de 70 fotos com resolução de dois megapixels. Na hora da compra, certifique-se de que o cartão é compatível com a máquina, pois há vários formatos disponíveis, como SD, CF e MMC.

Um dos principais atrativos das câmeras digitais, a tela de cristal líquido permite visualizar a cena, ver a foto na hora e navegar pelas imagens armazenadas. Se o modelo tiver também visor óptico, melhor. Com ele fica mais fácil fotografar sob a luz do sol. Ter visor de LCD de 1,8 polegada é o mínimo recomendável, mas já há modelos de 2,5 polegadas. Saiba que o uso do recurso gasta mais energia. Por falar nisso, prefira os modelos que usam baterias recarregáveis, já que as pilhas tradicionais são devoradas pela máquina em pouco tempo.

O zoom, por sua vez, ajuda a aproximar os objetos e pessoas. Em geral, modelos com o recurso óptico de aproximação (que produz fotos sem perda de qualidade) de 3x ou 4x são suficientes para gerar boas imagens. E para não passar aperto em fotos em ambientes internos, procure sempre uma câmera com flash com alcance de, no mínimo, 2,5 metros.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail