Home > Dicas

É verdade ou mentira?

Celular causa câncer? Hackers podem destruir informações no meu disco rígido? Desligar o PC todo dia encurta a vida do sistema? Veja a resposta para essas perguntas

PC World

13/07/2005 às 10h18

Foto:

Desligar o computador diariamente para economizar energia encurta a vida do sistema

Eis um assunto que gera debate. Um lado argumenta que ligar e desligar o PC toda hora força os componentes. O outro lado diz que é uma coisa boa e que mesmo os melhores programas e o sistema operacional podem ficar instáveis se não forem fechados de vez em quando.

Não existe uma resposta definitiva. A maioria das autoridades, porém, inclina-se para a idéia de que desligar o computador faz mais bem do que mal, além de economizar energia.

Kevin Krewell, chefe de redação do Microprocessor Report, defende este lado do debate. “Os processadores normalmente têm duração de 10 anos” e um PC será um peso morto antes que a ação contínua de ligá-lo e desligá-lo possa afetar sua CPU.

Celular causa câncer

Desde que o celular caiu no gosto popular, a discussão sobre sua eventual ação no desenvolvimento de câncer ganhou espaço na área médica. Mas a questão continua sem resposta. Como o assunto é recente, os estudos tanto a favor quanto contra a tese de que a radiação do celular causa tumores malignos ainda não apresentam comprovações reais.

Ainda que pesquisas associem o uso desses aparelhos a tumores nos olhos e no cérebro, por exemplo, entidades médicas como o Jornal de Medicina da Nova Inglaterra e a Associação Médica Americana discordam da ligação. No entanto, as organizações apóiam a continuidade de estudos relacionados ao tema.

Enquanto a questão não é esclarecida, especialistas sugerem que os usuários evitem a exposição desnecessária à radiação. Em seu livro O celular e seus riscos, o especialista Vitor Baranauskas aconselha consumidores a adquirir celulares com antena externa – de preferência aquelas que podem ser estendidas. E, nesse caso, que a antena  seja totalmente puxada para não correr o risco de o aparelho trabalhar com potência além da necessária. Além disso, Baranauskas recomenda que o celular não seja utilizado dentro de automóveis, pois a lataria do veículo bloqueia a saída da radiação.

Hackers podem destruir dados no disco rígido do seu computador

“O worm MyDoom.f deu um passo passo atrás para uma era em que os vírus realmente atacavam dados”, diz Bryson Gordon, gerente sênior da McAfee Security. Embora vírus e worms que afetam arquivos sejam relativamente incomuns, essas pragas virtuais são o grande pesadelo de quem está conectado à internet.

Entre outras atividades nefandas, o MyDoom.f farejou computadores infectados à procura de arquivos do Word e do Excel e gráficos, e apagou aleatoriamente alguns dos que encontrou. Quarenta por cento das pessoas cujos equipamentos foram atacados pelo worm perderam arquivos do Word e 60% perderam arquivos do Excel.

Os hackers de hoje querem assumir o controle de sistemas, não destruí-los. Em vez de apagar dados, os worms e vírus atuais querem PCs intactos para enviar spam ou para atacar sites da web. “Como um vírus biológico, se um vírus de computador mata o hospedeiro, não poderá se propagar”, ressalta Allen Householder, analista de segurança de internet do U.S. Computer Emergency Response Team, que agora faz parte do Departmento de Segurança Interna dos Estados Unidos. 

Leia na PC World de outubro outros 23 mitos recorrentes sobre tecnologia, a partir de 1º de outubro nas bancas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail