Home > Dicas

Como escolher uma filmadora

Com as câmeras de vídeo digitais você edita filmes no computador, gera DVDs e até faz fotografias.

Daniel dos Santos

13/07/2005 às 9h47

Foto:

Elas são pequenas, leves e cheias de recursos. Com as filmadoras digitais, os cinegrafistas de fim de semana são capazes de utilizar o computador como uma ilha de edição, gravar o conteúdo em DVDs ou até mesmo mandar o filme para a web.

Os equipamentos têm preços a partir de 2.700 reais. Para visualizar as imagens, contam com telas de cristal líquido, que podem ser giradas para facilitar a visão em situações em que é preciso levantar a câmera, por exemplo. Quanto maior o LCD, melhor – mas uma tela de 2,5 polegadas já dá conta do recado. Quer ver mais de perto? O recurso de zoom óptico representa o máximo de aproximação sem perda de qualidade, e é um ponto importante. Deve ter pelo menos 10x.

Como nos modelos mais antigos, as filmadoras digitais costumam armazenar os filmes em fitas de vídeo. O padrão mais comum é o MiniDV. Também é possível encontrar versões que guardam os dados em discos de DVD de oito centímetros, cotadas a cerca de 5.000 reais.

Alguns modelos incluem cartões de memória, que variam de acordo com o fabricante. Carregados com apenas uma das mãos, os equipamentos precisam ser leves para não cansar o cineasta de plantão. “Modelos abaixo de 500 gramas são os mais indicados”, afirma Ricardo Uotani, gerente de marketing da Panasonic. Para não perder nenhum momento daquela festa de aniversário, a bateria é importante.

Unidades que permitam duas horas de filmagem são uma boa pedida. Quer tirar fotos? Alguns modelos também permitem isso. Mas é preciso estar atento à resolução das fotos capturadas. Imagens com 640 por 480 pontos são insuficientes para impressões de boa qualidade. Se o seu objetivo é unir foto e vídeo, o ideal é buscar filmadoras que gerem fotos acima dos dois megapixels.

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail