Home > Dicas

Mais energia para seu notebook

Saiba como extrair o máximo da bateria do computador portátil, prolongando o tempo de uso do equipamento.

PC World/EUA

13/07/2005 às 9h32

Foto:

Quanto tempo dura a bateria do seu notebook? Infelizmente, para a maioria das pessoas a resposta é a mesma: não o suficiente. Mas há muitas coisas que você pode fazer para extrair o máximo de energia do seu computador portátil.

Use o software de gerenciamento – Esse tipo de programa garante muitos minutos extras de computação. Se seu notebook vem com um console de energia que permite criar perfis de consumo customizados, utilize-o para ajustar as configurações até obter a combinação certa de funções e autonomia da bateria. Caso o fabricante do seu portátil não tenha oferecido umprograma dessa categoria, use o utilitárioOpções de Energia, disponível no Painel de Controle do Windows (Gerenciamento de Energia no Windows 98).

Reduza o brilho – Um grande consumidor de energia do notebook é a tela de cristal líquido. Ao reduzir o brilho da tela, economiza-se bastante. É possível, por exemplo, ganhar 45 minutos adicionais em um notebook Sony Vaio com a redução do brilho da tela. A maioria dos notebooks possui uma combinação de teclas de fácil acesso, botões específicos ou um utilitário de software para ajustar essas variáveis.

E se uma tela com menor brilho já é boa para a duração da bateria, um monitor desligado é ainda melhor. O utilitário Opções de Energia/Esquemas de Energia do Windows permite que você diga ao seu notebook quanto tempo esperar até deixar a tela negra. No Windows XP e 2000, abra o Painel de Controle, selecione Desempenho e Manutenção (se você estiver na visão Categoria) e clique uma vez ou duas em Opções de Energia. No Windows 98, abra o Painel de Controle e dê um duplo clique em Gerenciamento de Energia. Na guia Esquemas de Energia, escolha Portátil/Laptop no menu dropdown Esquemas de Energia. No menu ao lado de Desligar o Monitor, escolha o tempo que a tela pode ficar inativa antes de repousar. Quanto menor o tempo, mais energia você economizará. Porém, a opção mais curta – Após 1 Min – , poderá deixá-lo maluco.

Os programas Opções de Energia e Gerenciamento de Energia também têm configurações para outro devorador da autonomia de seu notebook: a unidade de disco rígido. Novamente, será preciso encontrar a configuração que funciona melhor para você. Lembre-se de reduzir a freqüência de salvamentos automáticos em gerenciadores de contatos, processadores de texto e outros softwares. Caso contrário, a unidade de disco rígido do seu computador sairá do modo de economia de energia.

Mantenha-se desconectado – Remova cartões de memória e dispositivos USB ou FireWire dos quais você não necessita. Se seu micro tem placa wireless embutida, desligue-a ou desabilite-a quando não estiver em uso.

Hora de hibernar – A maioria dos computadores tem modos de hibernação e em espera que são fáceis de ativar pelo teclado. Procure a configuração na documentação do seu notebook. O modo em espera mantém suas informações correntes em RAM com um mínimo de energia, permitindo que o sistema volte à vida rapidamente. O modo hibernação grava tudo em disco e desliga, economizando mais energia do que em espera, embora a reativação do computador demore mais. Ainda assim, despertar um sistema que está hibernando é muito mais rápido do que iniciar do zero um PC que foi desligado.

Mantenha a máquina enxuta – Para impedir que a CPU do notebook trabalhe desnecessariamente, feche qualquer hardware ou software que não esteja em uso. Verifique os ícones na bandeja do sistema (à direita, perto do relógio do Windows). Há uma boa chance de que você possa fechar a maioria, embora provavelmente entrem em ação da próxima vez que o Windows for carregado. Para rastrear o efeito que diferentes programas têm sobre a CPU no Windows 2000 e XP, pressione as teclas Ctrl, Alt, Delete para abrir o Gerenciador de Tarefas. Selecione a guia Desempenho para ver um gráfico prático de uso de CPU. No Windows 98 e Me, esta informação está em Monitor do Sistema: clique em Iniciar/Programas/Acessórios/Ferramentas de Sistema/Monitor do Sistema para abri-lo.

Desabilite dispositivos que possam consumir  energia quando estão ligados, mas não em uso. Durante um longo vôo, por exemplo, provavelmente você não usará o modem, a placa de rede, as portas serial e paralela e, possivelmente, a unidade de DVD ou CD-ROM. Você pode desabilitar facilmente todos esses itens no Gerenciador de Dispositivos. Para abrir o Gerenciador de Dispositivos no Windows 98 e Me, clique com o botão direito do mouse em Meu Computador e escolha Propriedades/Gerenciador de Dispositivos. No Windows 2000 e XP, clique com o botão direito do mouse em Meu Computador e selecione Propriedades/Hardware/Gerenciador de Dispositivos. Para desabilitar um dispositivo, clique com o botão direito do mouse em sua listagem sob a categoria apropriada e escolha Desativar.

Melhore sua memória – O acréscimo de memória ao notebook economiza energia porque reduz a dependência do Windows do arquivo de paginação da memória virtual do HD.

Esfregue – Limpe os contatos de metal da bateria a cada dois meses com um pano com álcool.

Leve uma sobressalente – Compre bateria extra. Prepare-se para pesquisar em busca de ofertas. Sites de fabricantes e páginas de leilão são bons pontos de partida para sua procura.

Dê carga com freqüência – Leve um carregador de bateria/adaptador AC quando viajar e plugue-o sempre que tiver uma chance. Se o adaptador de energia que veio com seu notebook é grande demais, veja a linha de adaptadores de energia universais mais finos e leves oferecidos por alguns fabricantes. Alguns deles funcionam inclusive como carregador para telefone celular e podem ser conectados ao acendedor de cigarros do carro.

Descarregue – Se você tem um notebook antigo que usa bateria de hidreto de níquel-metal, descarregue completamente e recarregue a bateria uma vez por mês para maximizar sua capacidade de suportar a carga. A maioria dos novos portáteis usa baterias de íon de lítio que não precisam ser descarregadas para maximizar a capacidade de carga. Se você realizar uma pesquisa para a compra de um notebook, encontrará a melhor autonomia de bateria em sistemas baseados na plataforma Centrino da Intel.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail