Home > Notícias

Microsoft cria Windows enxuto para PCs antigos

A Microsoft está preparando uma versão enxuta do Windows XP para os usuários que pretendem atualizar seus sistemas operacionais, mas não seus computadores antigos.

IDG News Service

13/07/2005 às 18h42

Foto:

A Microsoft está preparando uma versão enxuta do Windows XP para os usuários que pretendem atualizar seus sistemas operacionais, mas não seus computadores antigos.

O software, que leva o nome de Eiger, será baseado no Windows XP SP2 Professional e é destinado aos ambientes corporativos. Ele pode ser executado em um sistema com processador Pentium II, memória de 128 Megabytes (MB), e disco rígido de 500 MB.

"Existem vários clientes com hardware antigo e que querem ter um software de maior valor sem precisar trocá-lo", afirmou Barry Goffe, gerente de produto da Microsoft.

O sistema é destinado a grandes companhias que utilizam versões como Windows 95, 98 ou NT. A estratégia não prevê a inclusão de usuários finais ou pequenas empresas.

Com o sistema, as companhias ganham várias funções de gerenciamento, como o Diretório Ativo, e a Política de Gerenciamento de Grupos. Além disso, as versões antigas podem ser consideradas ameaças em termos de segurança, já que a Microsoft não mais mantém pacotes de correção para tais sistemas operacionais.

O Eiger é baseado no Windows XP e o usuário pode aplicar as mesmas correções feitas pela Microsoft no sistema operacional. O Eiger é designado para aplicações baseadas em servidores. Ele não executa localmente o Office ou outras aplicações de negócios isoladas.

A Microsoft ainda não decidiu quando vai colocar o Eiger à venda. A companhia planeja ter a primeira versão de testes disponível ainda neste ano. O preço também não foi determinado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail