Home > Notícias

Geração peso-pena

Quer um notebook pequeno e leve e não está muito preocupado em saber quanto vai pagar por ele? A Dell acrescentou mais um modelo ultraportátil na sua linha de equipamentos.

Maria Isabel Moreira, com teste de Mário Nagano

13/07/2005 às 16h12

Foto:

 Quer um notebook pequeno e leve e não está muito preocupado em saber quanto vai pagar por ele? A Dell acrescentou mais um modelo ultraportátil na sua linha de equipamentos. O Latitude X1 pesa apenas 1,1 quilo (com bateria de três células), mede 2,4 centímetros de altura por 28,6 de largura e 19,55 de profundidade e custa a partir de 8.360 reais. PC WORLD avaliou uma versão com 512 MB de memória, disco rígido de 30 GB, Windows XP Professional e uma D-Bay com unidade de CD/RW-DVD externa que sai por 8.851 reais.

O grande diferencial do X1 é a tela de 12,1 polegadas WXGA, com resolução máxima de 1.280 por 768 pontos – ou seja, é maior na largura e menor na altura que a maioria dos portáteis. Você já tentou trabalhar com o notebook durante um vôo e sofreu quando o passageiro da frente reclinou seu acento? Segundo a Dell, com o formato de tela do X1 você não teria o mesmo problema.

O X1 usa processador Pentium M 733 de 1,1 GHz. Com o uso desse chip da linha ULV (ultra low voltage) da Intel, a Dell conseguiu desenvolver um projeto de notebook sem ventoinha – o calor é dissipado pela base de alumínio. A vantagem é que o X1 é bastante silencioso. A desvantagem é que sua base pode aquecer mais do que a de outros equipamentos com sistema de ventilação convencional.

O X1 inclui comunicação Bluetooth, Wi-Fi padrão 802.11b/g, porta
FireWire e slots para cartões SD e Compact Flash. Não traz, no entanto, slot PCMCIA e as duas interfaces USB parecem insuficientes para as necessidades da maioria dos profissionais – se uma está ocupada com a D-Bay e na outra está o mouse externo, por exemplo, não sobra uma interface livre para o memory key.

Desempenho? Nada excepcional. No WorldBench  5, o equipamento atingiu 63,6 pontos, pouquíssimo abaixo do Latitude 110L, que usa Celeron M de 1,3 GHz, avaliado por PC WORLD em maio. Em outras palavras, é um equipamento eficiente para quem pretende escrever relatórios, trabalhar em documentos do Word e dar conta da correspondência eletrônica, entre outras tarefas rotineiras. Para aplicações mais pesadas, o equipamento pode deixar um pouco a desejar. Nos testes de bateria com o MobileMark 2002, trabalhando com carga total e todos os recursos de economia de bateria desligados, o X1 ficou ativo por 93 minutos com a bateria de íons de lítio de três células. Com a unidade de seis células opcional, a autonomia subiu para 197 minutos.

LATITUDE X-1
Fabricante: Dell
Para que serve: notebook para profissionais que precisam de equipamento pequeno e leve
Ponto forte: pesa apenas 1,1 quilo e é pequeno
Ponto fraco: o desempenho não é indicado para aplicações mais pesadas
Portabilidade: 9,0
inclui processador de baixo consumo de energia, opção de bateria extendida e interfaces sem fio como Wi-Fi e Bluetooth
Desempenho: 7
O chip ULV de 1,1 GHz é adequado para as atividades do dia-a-dia, mas aplicações pesadas não são seu forte
Recursos adicionais: 7
Vários recursos foram sacrificados em favor da mobilidade, como o uso de um CD externo e a eliminação de algumas interfaces
Avaliação final: 7,7*
Preço: R$ 8.851
Onde encontrar: Dell Brasil – 0800-903355 – www.dell.com.br

*Média ponderada considerando os seguintes itens e pesos: portabilidade (35%); desempenho (35%); e recursos adicionais (30%)

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail