Home > Notícias

UOL lança serviço de links patrocinados

O Universo Online (UOL) lançou hoje (3/5) uma ferramenta para a criação de links patrocinados (http://linkspatrocinados.uol.com.br) de publicidade por seus usuários.

Henrique Martin

14/07/2005 às 12h30

Foto:

O Universo Online (UOL) lançou hoje (3/5) uma ferramenta para a criação de links patrocinados (http://linkspatrocinados.uol.com.br) de publicidade por seus usuários. Os links patrocinados são pequenos blocos de texto que aparecem em páginas na internet com resultados de buscas, em notícias ou para um público segmentado. O anúncio é feito pelo próprio vendedor, pela internet e é destinado a pequenas empresas que pretendem aumentar a visibilidade dos negócios na internet.

Segundo Vitor Ribeiro, diretor de produtos e estratégia do UOL, a ferramenta foi criada pela equipe de tecnologia do provedor. O serviço de links patrocinados não é restrito aos assinantes do UOL. Porém os assinantes do provedor têm, por tempo indeterminado, o valor da assinatura (a partir de 14,90 reais) revertido em verba para uso nos links patrocinados.

O anúncio nos links patrocinados é feito pelo próprio cliente. O UOL cobra 30 reais para inserção da campanha, com o mínimo de 5 reais consumidos por mês, em sistema pré-pago. O cliente dos links patrocinados paga uma taxa por clique, que pode variar de acordo com o público-alvo a ser atingido. "Pequenos negócios, de atuação regional ou que atendem a um público segmentado são potenciais clientes dos links patrocinados do UOL", afirmou Ribeiro. O cliente ainda define o tempo de exposição da propaganda e acompanha os resultados por meio de relatórios online.

Os links patrocinados aparecem em resultados de buscas feitas no UOL Busca, dentro de salas de bate-papo específicas e em notícias relacionadas ao assunto nos diversos canais do portal. O UOL entrou com um pedido de patente para o serviço de segmentação de publicidade nos links patrocinados. Segundo o portal, o UOL conta com 8 milhões de usuários cadastrados e ativos no próprio UOL, no BOL e no ZipMail e, com os dados dos usuários, é possível segmentar as campanhas de acordo com públicos específicos.

O serviço de links patrocinados estava em fase de testes comerciais desde dezembro de 2004. O UOL ainda continua a utilizar, por contrato, os serviços de links patrocinados fornecidos pela TeRespondo, empresa que foi recentemente comprada pela Overture, do Yahoo!. O UOL não informou o investimento feito no desenvolvimento da plataforma de links patrocinados, que levou 1 ano e dez meses para ficar pronta.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail