Home > Notícias

Nokia lança celular com disco rígido de 4 Gb para MP3

A Nokia apresentou hoje (27/04) sua nova linha de celulares Nseries, com lançamento previsto para o segundo semestre. Os cinco aparelhos demonstrados contam com funções multimídia, como tocador de MP3, câmera digital, filmadora de vídeo, televisão móvel, compartilhamento de arquivos, conexão com desktops e impressoras.

IDG Now! com a colaboração de Guilherme Bantel, em Cancun

14/07/2005 às 15h51

Foto:

A Nokia apresentou hoje (27/04) sua nova linha de celulares Nseries, com lançamento previsto para o segundo semestre. Os cinco aparelhos demonstrados contam com funções multimídia, como tocador de MP3, câmera digital, filmadora de vídeo, televisão móvel, compartilhamento de arquivos, conexão com desktops e impressoras.

A fabricante revelou que, durante 2005, pretende comercializar 25 milhões de smartphones, 40 milhões de aparelhos com tocador MP3 integrado e 100 milhões de celulares equipados com câmera digital. Em 2004, a Nokia vendeu 12 milhões de smartphones e 10 milhões de aparelhos com MP3.

Os aparelhos, que foram batizados de N70, N71, N80, N90 e N91, representam a criação de uma nova submarca da empresa, mais voltada ao usuário final, disse o vice-presidente de multimídia da Nokia para a América Latina, Paul Murdock.

A maior novidade, no entanto, fica reservada aos aparelhos N90 e N91, os principais modelos da nova linha. O N90 possui um formato similar às filmadoras de vídeo com visor giratório e oferece câmera digital de dois megapixels e lentes profissionais Carl Zeiss, gravador de vídeo com resolução VHS, tela com 352x416 pixels e 262 mil cores, conexões USB para impressão imediata de fotografias em impressoras ou transferência de arquivos para PCs e design multi-articulado twist-and-shoot (gire e clique).

Já o N91(ao lado) é um aparelho preparado para música, oferecendo disco rígido de quatro Gigabytes (GB), espaço suficiente para três mil musicas no formato MP3, duas horas de vídeos ou seis mil fotos em boa resolução.

O celular tem também conexões Bluetooth, Wi-Fi e USB 2.0. Além disso, o modelo tem botões específicos para controlar volume, dar pausa e passar para a próxima musica, abre e-mails, suporta arquivos do Adobe Acrobat (formato PDF) e do Microsoft Office, como Word e Excel.

Segundo o vice-presidente de multimídia da Nokia mundial, Mark Selby, o usuário poderá ainda ouvir radio FM, visualizar o nome da música e a capa do álbum do artista, além de comprar a canção por uma loja virtual desenvolvida em parceria com a norte-americana Loudeye, com previsão de lançamento no segundo semestre de 2005.

Os aparelhos N70, N71 e N80 possuem menos capacidades de alto desempenho, mas oferecem câmera digital de dois megapixels e zoom de até 20 vezes, recursos dos smartphones da Serie 60 da Nokia - que é vendida no Brasil -flash, câmera frontal para videoconferência, rádio FM, tocador de MP3, conexão Bluetooth, entradas USB 2.0, compatibilidade com impressoras e também joguinhos em 3D.

O N70 foi desenvolvido para trabalhar com a tecnologia EDGE de comunicação, o que favorece o lançamento do aparelho no Brasil a partir do segundo semestre.

Todos os novos modelos apresentados pela Nokia utilizam sistema operacional Symbian baseado na Série 60 de smartphones. Não há previsão exata de lançamento, mas a companhia promete a comercialização a partir do início do segundo semestre.

Guilherme Bantel viajou a Cancun a convite da Nokia

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail