Home > Notícias

Win 64 bits? Espere pelo Longhorn

Depois de mais de um ano e meio de adiamentos, chegou a versão final do sistema operacional Windows XP Professional x64 Edition.

PC World - EUA

14/07/2005 às 15h36

Foto:

Depois de mais de um ano e meio de adiamentos, chegou a versão final do sistema operacional Windows XP Professional x64 Edition. Mas, mesmo que seu computador tenha uma CPU de 64 bits, é melhor esperar pelo Longhorn, a próxima geração do Windows prevista para 2006 – a menos que você trabalhe com programas que façam uso intensivo de dados, como renderização de vídeo, animação 3D e CAD.

O XP x64 é capaz de processar dados em blocos de 64 bits e de endereçar surpreendentes 128 GB de RAM (contra 4 GB dos sistemas atuais), promovendo um aumento drástico de desempenho ao conservar a maior parte dos dados de que um aplicativo necessita na memória. Mas a compatibilidade com o hardware existente continua problemática e, ainda mais alarmante, a Microsoft diz que a instalação do novo sistema operacional pode anular a garantia do seu computador. As políticas dos fornecedores variam nesse aspecto. Ou seja, consulte o fabricante antes de fazer a atualização.

A Microsoft oferece um upgrade gratuito (find.pcworld.com/48042) para usuários do XP Pro que compraram o sistema operacional depois de 31 de março de 2003. Mas, quando você atualizar, não poderá mais carregar seu sistema operacional de  32 bits. Vale baixar uma versão de teste do XP x64 da Microsoft (find.pcworld.com/48043) para se certificar de que tudo funcione adequadamente antes de trocar para valer.

Apesar do progresso com instaladores que atormentaram as versões prévias do x64, muitos aplicativos de 32 bits, incluindo produtos da Microsoft, ainda não instalam ou não rodam no XP X64. Além disso, alguns recursos não funcionam como no XP de 32 bits. O Outlook Express, por exemplo, não oferece correção ortográfica.

Um ponto positivo: pacotes antivírus compatíveis com 64 bits começam a aparecer, como o Symantec  AntiVirus 10 Corporate Edition 32 bits. Os primeiros aplicativos escritos especificamente para sistemas de 64 bits, no entanto, serão destinados a mercados profissionais, como criação de conteúdo digital e desenvolvimento de software. Uma área na qual o novo sistema operacional está um passo à frente é a de games, com várias versões de títulos populares compatíveis com a plataforma de 64 bits.

Embora o XP X64 seja fornecido com mais de 15.000 drivers, número superior a qualquer versão anterior do Windows –, muitos drivers não estão disponíveis e talvez jamais estejam. MP3 players, incluindo o iPod, e alguns scanners, por exemplo, carecem desses drivers. Para não ter erro, consulte a lista de compatibilidade da Microsoft (www.windowsmarketplace.com) antes de migrar. A própria empresa admite que a transição para o sistema operacional desktop de 64 bits vai demorar alguns anos.

Em resumo, o  melhor é adiar um pouco a adoção do XP x64, mas, na hora de comprar seu próximo equipamento, considere a aquisição de hardware de 64 bits, especialmente modelos capazes de endereçar 8 GB ou mais de RAM. Assim, você poderá adotar o XP x64 ou mesmo migrar para o Longhorn de 64 bits sem problemas.(PC WORLD – EUA)

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail