Home > Notícias

Gates fala da terceira década do Windows na WinHEC

Windows XP Professional x64 Edition e Longhorn, respectivamente a mais recente e a futura versão do sistema operacional da Microsoft, são o tema principal de discussão no WinHEC, conferência anual de engenheiros de hardware da Microsoft, que acontece esta semana em Seattle (EUA).

Yardena Arar

14/07/2005 às 17h16

Foto:

Windows XP Professional x64 Edition e Longhorn, respectivamente a mais recente e a futura versão do sistema operacional da Microsoft, são o tema principal de discussão no WinHEC, conferência anual de engenheiros de hardware da Microsoft, que acontece esta semana em Seattle (EUA).

As duas versões são esperadas como tema principal do discurso de abertura de Bill Gates, presidente e arquiteto-chefe de software da Microsoft. É uma prévia da terceira década de Windows, sistema operacional lançado em meados de 1985. Os participantes da conferência vão receber uma prévia do Longhorn, o sucessor do Windows. O programa de testes beta do sistema operacional deve começar ainda este semestre, com o lançamento previsto para a segunda metade de 2006.

A WinHEC é a conferência onde a Microsoft mostra seu software para fabricantes de PC e de hardware. Este ano é também o palco para o lançamento oficial do Windows XP Pro x64, primeiro sistema operacional da Microsoft para desktops movidos a chips de 64 bits. (Clique aqui para ler um teste com o novo sistema). No lado dos servidores, chegam três novos sistemas 64 bits: Windows Server 2004 Standard x64 Edition, Windows Server 2004 Enterprise x64 Edition e Windows Server 2003 Datacenter x64 Edition.

A Microsoft diz que diversos fabricantes vão começar a vender computadores (tanto desktops quanto servidores) com o sistema operacional de 64 bits pré-instalado, incluindo Acer, Dell, HP, IBM e Unisys, entre outros. Usuários que já têm PCs de 64 bits rodando o Windows XP Professional de 32 bits têm até 30 de julho para substituir a licença sem custo adicional. Detalhes sobre o upgrade estão no site da Microsoft, em inglês.

A fabricante prevê que os novos servidores movidos a x64 ganhem mercado com rapidez. Entretanto, a Microsoft diz que o sistema é projetado para workstations usadas por técnicos, engenheiros e entusiastas, consumidores mais prováveis de aplicativos 64 bits que aproveitam todas as vantagens do sistema.

Novos Tablet PCs
Além do x64, o discurso de Gates também será pautado pelo foco na importância na mobilidade, como Tablet PCs com sistema operacional Windows XP Professional Tablet PC Edition. Gates vai mostrar novos modelos do computador portátil com tela sensível a toque, incluindo um novo Tablet PC que vai custar 100 dólares a mais que um notebook convencional.

Espera-se também que Gates fale sobre um projeto de referência para um ultraportátil pós-Longhorn com tela de 9 polegadas, espessura similar a dez folhas de papel e operado por caneta ou comandos de voz. Outro modelo de referência compatível com Longhorn será um notebook com uma tela auxiliar na tampa, que pode mostrar a agenda, por exemplo, sem precisar ligar o computador.

O Longhorn também será o primeiro sistema operacional de 64 bits "popular", diz a Microsoft. As sessões do WinHEC terão demonstrações da nova interface de usuário Avalon, ferramentas de gerenciamento de dados, segurança e outros recursos.

Donos de desktops que já pensam na chegada do Longhorn devem ter em breve um guia para escolha do futuro PC. A Microsoft planeja anunciar um programa para designar sistemas prontos para o Longhorn. Os requisitos serão a CPU (a mais atual ou melhor no mercado), mínimo de 512 MB de RAM e subsistema gráfico compatível com o Longhorn Display Driver Model (LDDM). A Microsoft diz que a maioria das placas gráficas atuais deve se qualificar.

Além disso, a companhia vai anunciar um programa para compatibilidade de periféricos e equipamentos, indicando os produtos prontos para o Longhorn, além de um logotipo especial para produtos que aproveitam a capacidade completa do Longhorn. Como o futuro sistema vai mudar o visual do Windows, a Microsoft vai ainda patrocinar um concurso para inovação em design de computadores.

Leia Também

XP 64 bits chega à versão final

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail