Home > Notícias

Imagens com 7 megapixels a apenas um clique

Nikon põe imagem de 7 megapixels em câmera apontar-e-clicar compacta e belamente projetada

pcworld

14/07/2005 às 14h30

Foto:

Pequena e sedutora, a Coolpix 7900, da Nikon, combina um amplo conjunto de modos de cena com dois ajustes avançados muito úteis – exposição e balanço de branco. O zoom óptico 3x é relativamente prosaico, mas a imagem de 7 megapixels ajuda a manter as fotos nítidas após horas de corte e ampliação. Embora seja pequena e leve o suficiente para caber no bolso, é fácil de segurar e operar com uma mão.

A 7900 produziu fotos de alta qualidade impressionantes. Ela renderizou a maioria das fotos de teste com precisão. A única exceção foi o retrato com flash do nosso modelo de teste, que ficou subexposto. Levamos a 7900 em campo e fotografamos uma variedade de closes e paisagens. O bracketing de balanço de branco da Coolpix mostrou-se muito eficaz, produzindo mudança de cor detectável em cada foto, e sua calibragem de balanço de cor funcionou bem em uma vista da cidade com edifícios, água e céu azul.

Mas nem todas as fotos foram bem-sucedidas. O ajuste predefinido de balanço de branco à luz natural gerou um tom azul na foto. E, embora o CCD de 7 megapixels tenha ajudado a câmera a produzir detalhes nítidos para closes, a nitidez caiu perceptivelmente em objetos distantes. A velocidade inicial da 7900 é relativamente boa, de três a quatro segundos, e o retardo do obturador é muito pequeno.

A estrutura de menu fácil de usar da Coolpix 7900 simplifica bastante a mudança de ajustes. A câmera também tem dois modos de display: uma lista de comandos de menu baseados em texto que você rola para cima e para baixo; e um modo baseado em ícone que é bem mais difícil de interpretar, mas lista todas as opções em uma única tela, permitindo que você encontre mais facilmente o comando que está procurando.

O design da câmera tem algumas esquisitices. O controle para desligar o visor LCD, por exemplo, não é um botão, mas uma opção enterrada no menu de setup da câmera. Isso complica a tarefa de ativação ou desativação do visor LCD rapidamente quando você quer economizar bateria. Também seria interessante que a câmera exibisse os ajustes de obturador e abertura a serem usados em uma foto. Mas a Nikon talvez tenha considerado as informações sobre exposição desnecessárias, já que não há modos de prioridade de abertura ou obturador.

A câmera apresenta 18 MB de memória interna e um slot SD Card, mas não vem com nenhuma mídia. Salvamos cinco fotos na memória interna com a resolução mais alta da câmera. Um comando de menu permite que você copie todas as imagens, ou apenas as selecionadas, da memória interna para um SD Card (ou, dentro do limite da memória interna, do SD Card para a memória interna). Não conseguimos, porém, encontrar uma maneira de comutar entre os dois tipos de memória, nem quando fotografamos nem durante a exibição. Com um SD Card instalado, somente pudemos ver fotos na memória interna da câmera copiando-as para o cartão ou removendo-o.

O software PictureProject 1.1, da Nikon, que acompanha a 7900 é um pacote para gerenciamento de imagem de uso geral de alta capacidade. Sua ferramenta Auto Enhance com apenas um botão aprimora eficazmente a saturação de cor e a nitidez da imagem. O pacote também inclui ferramentas para compartilhamento e backup de fotos. Para criar panoramas, a Nikon traz o Panorama Maker 3. da ArcSoft, um programa bastante eficiente para unir uma foto a outra.

Coolpix 7900
Fabricante: Nikon
Para que serve: produção de fotos digitais de 7 megapixels, indicada tanto para fotógrafos iniciantes como avançados
Pontos fortes: fácil de usar; bom conjunto de controles; ótima qualidade da imagens
Ponto fraco: botão liga/desliga visor de LCD não é prático
Avaliação final: 8
Preço: R$ 3.500
Onde encontrar: T. Tanaka – (11) 3825-2255 – www.ttanaka.com.br

Compare preços deste produto na web

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail