Home > Notícias

Um forte motivo para abandonar o Outlook

Se você percebe que passa mais tempo classificando seu e-mail do que lendo as mensagens, considere o novo e-mail cliente Thunderbird, Fundação Mozilla.

14/07/2005 às 16h01

Foto:

ThunderbirdSe você percebe que passa mais tempo classificando seu e-mail do que lendo as mensagens, considere o novo e-mail cliente Thunderbird, Fundação Mozilla. O programa gratuito, que complementa o browser Firefox do grupo, reúne funções avançadas de classificação de e-mail, filtros de spam de alta qualidade e performance ultraveloz para ajudar você a organizar sua caixa de entrada facilmente.

Testamos a versão 1.0 do Thunderbird (um download de 5,8MB). Depois de passar anos usando o Microsoft Outlook, a sensação foi a de trocar um grande e desajeitado Buick por um Mustang GT. Um segundo depois que você ativa o programa, ele está pronto para recuperar seu e-mail ou compor uma mensagem. Com o Outlook, você abre o aplicativo e vai pegar uma xícara de café enquanto ele carrega os inúmeros módulos e applets.

A interface do Thunderbird é igualmente otimizada, apropriando-se de muitos dos melhores elementos do “irmão” Firefox. Os ícones são modernos, mas fáceis de identificar, e a navegação é simples e eficiente.

Classificação fácil
A maioria das pessoas está sempre ocupada demais para criar uma bela e organizada hierarquia de pastas para e-mails recebidos e acaba deixando todas as mensagens na caixa de entrada. Justamente por isso um recurso interessante do Thunderbird – e que talvez o faça descartar o Outlook – é a capacidade de criar visões personalizadas da caixa de entrada baseadas em regras fáceis de definir.
Criei, por exemplo, uma “visão Família” que só mostre mensagens de pessoas do seu catálogo de endereços pessoais. Basta isso para que, quando você quiser ver apenas mensagens das pessoas listadas nessa categoria, você só tenha de clica no menu drop-down View e selecionar a “visão Família”.

Obviamente, qualquer programa de e-mail que faz jus a este nome tem de lidar com spam. Os Junk Mail Controls do Thunderbird incluem filtros adaptáveis que são treinados para identificar spam com base no conteúdo das mensagens recebidas. O recurso também ajuda a manter os vírus fora do sistema ao impedir JavaScript de executar em mensagens de correio e notícias.

O Thunderbird suporta todas as contas de e-mail POP3 e IMAP, bem como mensagens em HTML e AOL Mail, mas, atualmente, não suporta Netscape Webmail ou Microsoft Hotmail. Além de e-mail, o Thunderbird suporta acesso a newsgroup e inclui newsreader RSS. O programa tem um catálogo de endereços básico, mas falta a ele uma agenda integrada (embora a Mozilla ofereça uma extensão para agenda gratuita fácil de usar).

Levemente imperfeito
Apesar das “escoras” open source e do desenvolvimento coletivo do Thunderbird, a documentação do programa é insuficiente. O link no menu Help do Thunderbird para o website de suporte estava inoperante toda vez que o testamos.

O programa também mostra sua natureza 1.0 de outras maneiras. Quando inseríamos informações de contato no Personal Address Book, o cursor desaparecia, e minha primeira tentativa de salvar um registro de contato falhou.
Ainda assim, o Thunderbird provou ser robusto o suficiente para se tornar o e-mail cliente preferido de muitos usuários. Se você ainda usa o antiquado Outlook Express da Microsoft, deveria mudar para o Thunderbird imediatamente – sem fazer perguntas. Com o Thunderbird versão 1.0, a Mozilla Foundation criou um e-mail cliente veloz, simples e totalmente funcional. O fato de ele ser gratuito é o glacê no bolo.

Thunderbird
Desenvolvedor: Fundação Mozilla
Para que serve: gerenciamento de mensagens eletrônica com filtro anti-spam
Avaliação final:8
Preço: gratuito
Onde encontrar: www.mozilla.org/products/thunderbird

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail