Home > Notícias

Ferramenta para barrar instalação do SP2 expira hoje

Uma ferramenta da Microsoft que bloqueia o download do Service Pack 2 (SP2) nos computadores com Windows XP expira hoje (12/4).

Joris Evers

14/07/2005 às 15h12

Foto:

Uma ferramenta da Microsoft que bloqueia o download do Service Pack 2 (SP2) nos computadores com Windows XP expira hoje (12/4). Com isso, acaba a trégua da Microsoft com os usuários que não queriam instalar o pacotão de atualizações do sistema operacional, considerado "crítico" pela fabricante, que todos os usuários de XP deveriam instalar. Até então, 185 milhões de usuários de XP instalaram o SP2.

A Microsoft lançou o SP2 em agosto do ano passado. Por causa de usuários que utilizam o recurso de atualizações automáticas mas não estavam preparados para lidar com o pacote de atualizações, a fabricante modificou uma chave do Registro que instrui o sistema a evitar o download e instalação do SP2, porém permite baixar outras atualizações críticas.

Inicialmente, o prazo de bloqueio era de 120 dias. Porém profissionais de tecnologia mostraram preocupação com o prazo e a Microsoft dobrou o prazo para permitir a preparação para a atualização gigante. O mecanismo de bloqueio pára de funcionar hoje e tanto as atualizações automáticas e o site do Windows Update começam a baixar o SP2 de qualquer modo.

O Service Pack 2 é a maior atualização do Windows até hoje e tem sido comparada a um novo sistema operacional. O pacote traz diversas mudanças ao XP para aumentar a proteção do computador contra hackers, vírus e outros riscos de segurança. O SP2 traz um novo firewall para o Windows, ativado por padrão, e bloqueio de pop-ups no Internet Explorer, por exemplo.

Como resultado das mudanças, o SP2 pode tornar inoperantes algumas aplicações existentes e bloquear o acesso a determinados sites na internet. Por isso diversas empresas decidiram suspender a instalação do SP2 para testar e adaptar seus programas e sistemas ao pacote de segurança.

A Microsoft recomenda aos usuários domésticos que habilitem a opção de atualizações automáticas no Windows XP para corrigir seus sistemas. Para empresas, a companhia indica o uso de ferramentas da própria Microsoft, como a Systems Management Server (SMS) e o Software Update Services (SUS), além de soluções de outros fabricantes. Por causa disso, a Microsoft não espera um engarrafamento em seus servidores hoje.

"A mudança afeta principalmente as máquinas em diversos ambientes corporativos", disse Tiffany Allesina, gerente de produto da Microsoft. "A maioria dos usuários que usaram a ferramenta de bloqueio já instalaram o SP2 ou estão usando ferramentas especiais para gerenciar a instalação", afirmou.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail