Home > Notícias

Cloudmark aposta em lista negra

Cloudmark oferece uma versão beta gratuita do Anti-Fraud Toolbar, um download simples de 2,6 MB que funciona com o Microsoft Internet Explorer.

pcworld

14/07/2005 às 14h24

Foto:

A Cloudmark oferece uma versão beta gratuita do Anti-Fraud Toolbar, um download simples de 2,6 MB que funciona com o Microsoft Internet Explorer. O Anti-Fraud Toolbar impede que você visite phishing sites conhecidos e sites questionáveis operados por spammers. A Cloudmark informa que a liberação oficial do toolbar está programada para fim de junho de 2005, mas o preço ainda não foi divulgado.

Nos testes, o Anti-Fraud Toolbar executou muito bem a tarefa de manter seu usuário afastado de phishing sites e se saiu ainda melhor ao impedi-lo de visitar links enviados dentro de mensagens de e-mail. Por exemplo, recebemos um e-mail anunciando um esquema para enriquecer rápido. Quando clicamos em um link dentro da mensagem, em vez de descobrir como ganhar 20 mil dólares em um dia, recebi um alerta: “A Cloudmark bloqueou a exibição desta página porque a Comunidade Cloudmark classificou-a como conteúdo perigoso e prejudicial ao seu sistema, apresentando risco de roubo de identidade ou ataques phishing”.

Este site de enriquecimento rápido não era um phishing site, mas não deve ser visitado por internautas. Ao visitar links anunciados em mensagens spam, com freqüência você faz os spammers ganharem dinheiro. Os spammers ganham dinheiro exibindo anúncios ou fornecendo tráfego para um website específico. Gosto do fato de a Cloudmark proteger não só contra phishers, mas também contra spammers. Se eu quisesse realmente visitar este site, poderia ignorar o alerta da Cloudmark e clicar em um link que me levaria à página na web.

O Anti-Fraud Toolbar beneficia-se da comunidade de 1,3 milhão de usuários do Cloudmark SafetyBar. O SafetyBar, um serviço pago para usuários do Microsoft Outlook e Outlook Express, acrescenta botões de bloqueio e desbloqueio aos programas de e-mail clientes. Ele registra as mensagens que os usuários bloqueiam e envia os dados à Cloudmark, a qual acrescenta a informação a um banco de dados blacklist (lista negra) que compartilha com o Anti-Fraud Toolbar.

Infelizmente, a solução da Cloudmark de se apoiar em uma comunidade de pessoas nem sempre evita que você visite um phishing site. O Anti-Fraud Toolbar não me impediu de ir a um phishing website enviado através de um e-mail falso do eBay que solicitava que eu atualizasse informações do meu cartão de crédito. Desconfio que a comunidade Cloudmark ainda não tenha identificado o site como falso. Experimentei o mesmo link mais tarde e o phishing site não estava mais em operação.

Apesar de a Cloudmark não ter conseguido identificar que se tratava de um falso site do eBay, o toolbar tem um recurso de proteção adicional: classifica um site como Bom, Desconhecido ou Inseguro. Ao visitar um site legítimo conhecido, você vê o smiley Bom no toolbar. Embora eu não tenha sido impedido de visitar o phishing site do eBay, o toolbar classificou-o com o ícone amarelo Desconhecido, que deveria ser suficiente para me alertar em relação a ele.

Anti-Fraud Toolbar
Fabricante: Cloudmark
Preço: gratuito
Onde encontrar: www.cloudmark.com

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail