Home > Notícias

Falha em atualização para antivírus afeta PCs

Uma falha de atualização para softwares antivírus da empresa de segurança Trend Micro causou lentidão ou interrupção nas operações de vários computadores ao redor do mundo no último final de semana, confirmou a empresa nesta segunda-feira (25/04).

Paul Kallender

14/07/2005 às 17h29

Foto:

Uma falha de atualização para softwares antivírus da empresa de segurança Trend Micro causou lentidão ou interrupção nas operações de vários computadores ao redor do mundo no último final de semana, confirmou a empresa nesta segunda-feira (25/04).

Por volta de 2h desta segunda-feira em Tóquio, a Trend Micro tinha recebido cerca de 311,9 mil chamadas telefônicas de usuários no Japão declarando que seus PCs tinham sido afetados por um arquivo deficiente com informações sobre vírus e pragas.

O arquivo de dados foi colocado online entre 7h30 e 9h02 (horário japonês) do sábado (23/04).

Um problema no arquivo 2.594.00 OPR - Official Pattern Release - criou um canal que sugou toda ou quase toda a energia de um PC para o processamento de dados.

Foram afetadas as companhias que utilizam o Windows XP Service Pack 2 (SP2), da Microsoft, e o software OfficeScan, da Trend, e também usuários domésticos com o SP2 e o software PC-cillin Internet Security 2005 Virus Buster.

"O problema foi causado por nossos próprios laboratórios de vírus em Manila [Filipinas] durante o processo de checagem, quando parte do teste não foi executada", declarou a porta-voz da Trend Naomi Ikenomoto.

O arquivo defeituoso foi substituído às 10h51, horário do Japão. A versão 2.596.00 da OPR encerrará automaticamente o problema nos PCs que fizerem o download, segundo a companhia.

A maioria dos computadores afetados está localizada no Japão, embora a Trend tenha recebido vários relatórios de problemas na Austrália, Oriente Médio, Europa e Estados Unidos. No Brasil, a Trend declarou não ter registrado incidentes.

A companhia ainda está avaliando se fará um anúncio sobre medidas que vai aplicar para compensar os usuários afetados. Outras informações podem ser obtidas na página da Trend em inglês.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail