Home > Notícias

MS lança Windows Starter na América Latina

A Microsoft apresentou na terça-feira (28/06) a versão de seu sistema operacional compacto Windows XP Starter Edition para a América Latina.

IDG Now

14/07/2005 às 14h43

Foto:

A Microsoft apresentou na terça-feira (28/06) a versão de seu sistema operacional compacto Windows XP Starter Edition para a América Latina.

O sistema foi lançado no México e, segundo a companhia, existem planos para apresentá-lo em outros países da região, mas nenhuma meta concreta.

O software é distribuído juntamente com o computador, e inclui vídeos institucionais e ferramentas pré-configuradas.

O México é o sexto país a receber o Starter Edition, posteriormente à Índia, Brasil, Tailândia, Malásia e Indonésia. Também foram divulgadas metas para apresentar o software na Rússia.

A Microsoft começou a oferecer seu sistema operacional compacto em agosto do ano passado, com a intenção de captar novos usuários e tentar combater o avanço da pirataria e dos sistemas Linux.

O Starter Edition traz processador de texto Wordpad, navegador Internet  Explorer, gerenciador de correio Outlook Express e o reprodutor de mídia Windows Media Player.

Muitos especialistas da indústria criticaram o sistema, já que apresenta limitações em termos de programas e janelas abertas e o fato de não permitir configuração em rede.

De acordo com a companhia, apenas 6% das residências no México possuem computador, o que indica que o país tem grande potencial de crescimento.

Para distribuir o sistema, a Microsoft fez parcerias com Intel, AMD, a operadora telefônica Teléfonos de Mexico, e Ingram Micro.

No Brasil, o Starter Edition estreou em 13 de abril e registrou 25 mil cópias vendidas durante o primeiro mês após o lançamento. O sistema é comercializado com equipamentos das fabricantes Positivo, Semp Toshiba, NovaData, Itautec e Kennex.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail