Home > Notícias

Novo Netscape ganha ferramentas de proteção

A America Online (AOL) pretende divulgar em 17 de fevereiro a nova versão de testes do navegador Netscape, criada para proteger usuários de scams e códigos maliciosos.

Joris Evers

15/07/2005 às 12h17

Foto:

A America Online (AOL) pretende divulgar em 17 de fevereiro a nova versão de testes do navegador Netscape, criada para proteger usuários de scams e códigos maliciosos.

Com o lançamento, a AOL tenta atingir o navegador da Microsoft que ainda lidera o mercado, o Internet Explorer, embora apresente várias falhas de segurança.

Além disso, a AOL pretende atacar a popularidade do Firefox, navegador de código aberto divulgado em novembro e que já soma mais de 22 milhões de downloads.

No momento em que o usuário entrar em algum site malicioso, o novo Netscape 8 ajustará automaticamente ferramentas de segurança para proteger a máquina.

Uma lista de websites não seguros será armazenada no PC e atualizada frequentemente. A AOL está em negociações com várias companhias de segurança capazes de fornecer tais informações.

Enquanto navegam na internet, os usuários serão alertados com uma marca vermelha no navegador quando determinado site fizer parte de golpes por phishing scam ou distribuírem spywares ou códigos maliciosos. Tecnologias do navegador como JavaScript, cookies e ActiveX serão desabilitadas.

O Netscape 8 vai identificar sites confiáveis, como aqueles de bancos e serviços online, com uma marca verde. Páginas duvidosas serão codificadas com um sinal amarelo.

Além, disso, a versão beta do Netscape 8 inclui suporte aprimorado para RSS (Really Simple Syndication). A nova versão é baseada no Firefox, mas também mantém detalhes do Explorer.

A versão final do Netscape 8 deverá ser divulgada no segundo trimestre.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail