Home > Notícias

Alemães inventam bola de futebol com chip

Cientistas do Fraunhofer Institute, na Alemanha, desenvolveram um sistema de localização que promete facilitar imensamente a tarefa dos árbitros de futebol.

IDG Now

15/07/2005 às 15h57

Foto:

 

Cientistas do Fraunhofer Institute, na Alemanha, desenvolveram um sistema de localização que promete facilitar imensamente a tarefa dos árbitros de futebol. Com um chip implantado na caneleira de cada jogador, além de outro dentro da bola de futebol, será possível saber a posição exata de cada elemento em uma partida, além acabar com as dúvidas de impedimento e gols discutíveis.

Segundo o Instituto, a tecnologia permite a leitura da posição da bola até duas mil vezes por segundo. Os dados são coletados por antenas posicionadas em volta do gramado e enviados para um computador central, que processa toda a informação estatística.

Será possível, por exemplo, informar aos espectadores que a bola passou a apenas 2,3 centímetros da trave esquerda, em um chute que foi de 19 a 131 km/h em frações de segundo. A invenção será muito útil também para os técnicos, que podem controlar toda a movimentação dos jogadores, inclusive quem correu mais e quem ficou plantado no meio de campo.

Outros esportes, de acordo com os cientistas do Fraunhofer, também serão beneficiados pelos chips. Há uso da tecnologia para o vôlei, basquete, beisebol, handebol e até mesmo skysurf. Fora dos esportes, a polícia demonstrou interesse na tecnologia, que pode ajudar muito na busca de desaparecidos, vigilância em prisões e também na segurança de edifícios.

O primeiro teste com a bola de futebol equipada com chips será realizado pela alemã Adidas, no dia 26 de fevereiro. Caso o experimento seja um sucesso, a FIFA implementará imediatamente a tecnologia em torneios europeus.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail