Home > Dicas

Controle a caixa de entrada e o catálogo de endereços

Descubra onde o Windows guarda as suas mensagens e endereços no disco rígido e faça uma cópia de segurança deles

PC World - EUA

18/07/2005 às 16h13

Foto:

Não consigo encontrar a caixa de entrada do meu e-mail. Onde estão as mensagens armazenadas?” Se você trabalha com vários computadores (um em casa e outro no escritório, por exemplo), ou se comprou um PC novo, um disco rígido maior ou estiver atualizando seu sistema operacional, é bem provável que esteja fazendo essa mesma pergunta.

Raramente os programas de e-mail facilitam a localização das mensagens armazenadas ou de seu catálogo de endereços (mesmo os mais valiosos). Mesmo que você saiba onde eles estejam, pode ser complicado fazer com que o programa de e-mail consiga abri-los. Veja como fazer backup ou mover suas mensagens eletrônicas e catálogo de endereços armazenados no Outlook, Outlook Express e Netscape Mail/Messenger.

Outlook: Por definição, o Outlook armazena seus e-mails, contatos, compromissos, anotações e tarefas em um único arquivo denominado outlook.pst. No Windows 9x, esse arquivo está na pasta C:'Windows'Application Data' Micro soft'Outlook. No Windows 2000 e XP, o Outlook armazena o arquivo na pasta C:'Documents and Settings'usuário' Application Data'Microsoft'Out look, onde usuário é o nome de sua conta de usuário (login) do Windows XP. Para encontrar esse arquivo, você também pode escolher Iniciar, Pesquisar no Windows XP ou, Iniciar, Encontrar nas versões anteriores do Windows e procurar o outlook.pst. Cuidado, se mais de um usuário efetuar login no PC, poderá haver vários arquivos outlook.pst. Uma vez localizado o arquivo, use o Windows Explorer ou seu programa favorito de backup, para copiar, mover ou fazer backup desse arquivo.

Outlook Express: Em contrapartida, o Outlook Express 6 armazena o conteúdo da sua caixa de entrada em um arquivo denominado inbox.dbx. Para localizá-lo e utilizá-lo rapidamente, abra o Outlook Express, selecione Caixa de entrada no painel Pastas e escolha Arquivo, Propriedades. A localização do seu arquivo aparecerá na caixa de diálogo. Uma outra forma de encontrar o caminho dessa pasta é abrir seu catálogo de endereços e clicar em Ajuda, Sobre o catálogo de endereços. Basta selecionar o caminho inteiro do arquivo (inclusive a parte fora da área de visualização), não incluindo “caixa de entrada.dbx”. Pressione CTRL+C, escolha Iniciar, Executar e pressione CTRL+V para colar o caminho do arquivo no campo Abrir. Pressione ENTER e pronto, você verá uma janela do Explorer com o conteúdo do arquivo.

Você irá notar que a caixa de entrada.dbx não é o único arquivo .dbx dessa pasta. Toda pasta que você criar, além das tradicionais Itens enviados, Caixa de saída, Rascunhos, Grupo de notícias e outras, será armazenada como arquivo .dbx nessa pasta. Para garantir que nenhuma mensagem seja perdida, basta copiar, mover ou fazer backup de todo o conteúdo dessa pasta.

Entretanto, uma coisa que você não verá nessa pasta será seu catálogo de endereços. Procurar pelos arquivos .wab em seu disco rígido não dará certo. Existem muitos deles espalhados por vários locais. Par recortar (e colar) para fazer a busca, escolha Ferramentas, Catálogo de endereços e, em seguida, selecione Ajuda, Sobre catálogo de endereços para saber a localização do arquivo.

Netscape: Para navegar pelas pastas de correio do programa, selecione Local Folders no painel à esquerda e clique em View settings for this account. Na parte inferior da caixa de diálogo exibida, você encontrará um campo com o caminho para as pastas. Como descrito na dica sobre o Outlook Express, copie e cole o texto para a caixa de diálogo Executar do menu Iniciar para que a pasta seja aberta no Explorer. O Netscape armazena cada conteúdo da pasta de correio em um arquivo separado com nome claro e simples, como Inbox, Drafts ou Sent, sem extensão.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail