Home > Dicas

Labfin, da USP, lança site sobre fundos de investimentos

O serviço do Laboratório de Finanças da Faculdade de Economia e Administração será gratuito e oferecerá, entre outros itens, dicionário do investidor.

PC World

18/07/2005 às 16h14

Foto:

O Laboratório de Finanças da Faculdade de Economia e Administração (Labfin-FEA) da USP - tradicional centro de análise e guias financeiros - acaba de colocar no ar uma forma gratuita de prestação de serviço.

Através do site www.labfin.com.br, o usuário terá acesso a todo o conteúdo acadêmico além de um banco de dados com opções de fundos e informações relacionadas ao assunto, tudo em linguagem simples e didática. Além disso, haverá divulgação mensal da rentabilidade dos fundos de investimento.

O serviço, que o usuário acessa após se cadastrar e receber uma senha individual, é indicado para investidores - veteranos e principalmente novatos - que buscam referência de rentabilidade e performance das aplicações.

O site apresenta várias recursos para auxiliar o usuário a solucionar suas dúvidas, entre eles fale conosco, salas de bate-papo virtual e dicionário do investidor. Para receber opiniões do usuário será estabelecido um espaço para um fórum permanente de debates.

Nessa primeira etapa de lançamento, o site relaciona o comportamento, atualizado a cada mês, de cinco categorias distintas de fundos de investimento (renda fixa, renda variável, cambial, DI e derivativos ). O universo utilizado para o levantamento do Labfin é formado por 15 das maiores instituições financeiras nacionais e 15 bancos estrangeiros.

"A idéia foi dar forma a uma ferramenta de consulta auto-explicativa, algo inovador que ainda não tivesse sido colocado em prática pelos outros sites financeiros, além de valorizar o produto que tem a grife da USP", explica José Cláudio Securato, coordenador do site Labfin.

No momento em que o investidor - até mesmo aquele que sempre direcionou seus recursos para as cadernetas de poupança, até então o investimento popular preferido do brasileiro - descobre os fundos de investimento, como aconteceu em no ano passado, o site do Labfin espera cumprir bem o seu papel principal que é o de "derrubar eventuais mitos e esclarecer mais sobre essa modalidade de investimento", confirma Securato.

A divulgação do desempenho mensal dos fundos de investimento virá acompanhada de relatório apenas descritivo sobre o período, "sem qualquer compromisso de análise sobre os números apresentados ou intenção de influenciar na decisão do público de investidores", adianta o coordenador do novo site de finanças.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail