Home > Notícias

Half-Life 2: Valeu a espera

O suspense gerado por Half Life 2 é comparável às novas aventuras de Gordon Freeman, o protagonista da série – que já rivaliza com Lara Croft no quesito popularidade fora do mundo digital.

Guilherme Felitti

18/07/2005 às 10h59

Foto:

O suspense gerado por Half Life 2 é comparável às novas aventuras de Gordon Freeman, o protagonista da série – que já rivaliza com Lara Croft no quesito popularidade fora do mundo digital. A exemplo de Doom 3, da id software, a nova versão do game da Sierra não apenas atrasou vários anos devido a sua complexidade como sofreu adiamentos em função de roubo do código-fonte. E as semelhanças com o terceiro título da série Doom não se limitam aos bastidores do lançamento. Algumas horas de jogos e dá para notar que ambos apostam na imersão do jogador em uma espécie de aventura filmada, sem separações evidentes de fases ou rituais a serem seguidos. É como se os personagens – e o jogador – protagonizassem um filme. A diferença é que foi o jogo da Sierra que introduziu esse desenvolvimento de enredo no primeiro título da série, em 1998.

O título com Gordon não ganha apenas por ser o original, mas também por “mergulhar” o jogador na história de forma bem mais eficiente. Em muitas passagens, é possível se sentir no meio das apresentações em CG (computer graphics) que inúmeros títulos trazem como introdução. Em Half Life 2, no entanto, elas fazem parte da história e precisam ser encaradas, em vez de se partir logo para a porrada. Conseqüência disso é que a chamada jogabilidade passa longe do padrão clássico dos games de tiro. Half Life 2 é uma espécie de aventura em primeira pessoa, com alguns elementos de shooters. O grande envolvimento que o software proporciona decorre também do extremo apuro gráfico e sonoro que aSierra alcançou.

O enredo de Half Life 2 começa dez anos depois do término do primeiro jogo, com Gordon preso, em direção à Cidade 17, uma espécie de Auschwitz montada pelo governo depois que a organização Black Mesa libertou alienígenas no primeiro jogo. A caçada aos monstros agora percorre o mundo todo. Além de ser a única esperança da Terra, Gordon tem de lutar também contra soldados federais.

Famoso principalmente por seu “filhote” Counter Strike, o sistema de jogo da série sofreu uma leve alteração. A introdução da nova estrutura Source garante maior respeito à gravidade, mas ainda apresenta sérias falhas de movimentação. Acompanha o software uma versão do Counter Strike com o novo engine.

Half-Life 2
Fabricante:
Valve
Preço: 99,90 reais.
Onde encontrar: Vivendi Universal -  www.vugames.com.br.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail