Home > Notícias

Windows terá integração com fotos em formato RAW

Buscando satisfazer os entusiastas da fotografia digital, a Microsoft está melhorando seu sistema operacional atual e seu sucessor para permitir aos usuários trabalhar com arquivos de imagens RAW, informou a empresa nesta quarta-feira (01/06).

IDG News Service

18/07/2005 às 10h59

Foto:

Buscando satisfazer os entusiastas da fotografia digital, a Microsoft está melhorando seu sistema operacional atual e seu sucessor para permitir aos usuários trabalhar com arquivos de imagens RAW, informou a empresa nesta quarta-feira (01/06).

Os arquivos RAW, utilizados em câmeras digitais profissionais, podem ser processados no PC, ao contrário de arquivos JPEG, que são processados ainda na câmera. A mudança permite ao usuário ajustar enquadramento e cores depois da imagem ter sido capturada.

O sistema funciona na medida em que colhe informações diretamente do sensor de imagem da câmera, preservando melhores opções de detalhes e cores.

Apesar do RAW ser ideal para produção de fotos com maior qualidade, é difícil oferecer o suporte devido aos diferentes modelos de câmeras e suas fabricantes, que introduzem mudanças frequentemente ao formato. As aplicações precisariam ser atualizadas constantemente para suportar essas mudanças.

Para oferecer suporte ao formato Raw, a produtora do software está trabalhando juntamente com diversas companhias do segmento da fotografia digital, como Adobe, Canon, Fuji Photo (Fujifilm) e Nikon. As novidades estarão na próxima versão do sistema operacional da empresa, batizado de Longhorn, previsto para 2006.

O Windows XP também ganhará novas habilidades. Uma atualização dará aos usuários uma ferramenta para ver miniaturas das fotos e imprimir arquivos RAW dos modelos de câmera Canon e Nikon. Em breve - ainda sem data específica - o update será oferecido gratuitamente para download no endereço http://www.microsoft.com .

O suporte da MS surge em meio ao crescimento do interesse pela fotografia digital e o declínio no preço das câmeras digitais de alta qualidade SLR (sigla para Single Lens Reflex).

O suporte para novos formatos é apenas uma das novas características do Longhorn no quesito fotografia digital. Segundo o vice-presidente de vendas e marketing da Microsoft para Europa, Oriente Médio e África, Neil Holloway, a empresa também está trabalhando em novas formas de visualizar e organizar fotos.

A futura versão do Digital Image Suite permitirá aos usuários organizar, editar e converter esses arquivos RAW.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail