Home > Notícias

Samsung cogita substituir HDs por memória flash

A Samsung espera que a queda de preços em chips de memória flash faça com que o padrão eventualmente substitua discos rígidos em PowerBooks e iBooks, da Apple, assim como em outros aparelhos, segundo um executivo da empresa revelou na quinta-feira (23/06).

pc world

18/07/2005 às 11h32

Foto:

A Samsung espera que a queda de preços em chips de memória flash faça com que o padrão eventualmente substitua discos rígidos  em PowerBooks e iBooks, da Apple, assim como em outros aparelhos, segundo um executivo da empresa revelou na quinta-feira (23/06).

A companhia da Coréia do Sul recentemente tomou o primeiro passo para atingir esse objetivo com o anúncio do protótipo de um disco de 16 GB feito com memória flash. Esse tipo de memória tem algumas vantagens sobre o armazenamento em discos rígidos: consome menos energia, é mais resistente a batidas, pode ser considerada mais confiável por não ter componenetes separados, lê e grava dados mais rápido e é completamente silencioso em operação. Há, no entanto, um grande impedimento à sua adoção pelo mercado: é muito mais caro.

A Samsung está apostando que a diferença de preço se desmantelará se a queda em porcentagens de dois dígitos dos preços de memória flash, observado recentemente, continuar e assim o armazenamento flash será mais popular, disse Hwang Chang-Gyu, presidente e CEO do setor de semicondutores da Samsung.

Hwang citou a queda de 40% na queda dos preços no mercado de memória flash no último ano como evidência de que a tecnologia está ficando barata muito rápido.

"Isso será grande assim que as pessoas perceberem que usar dispositivos de armazenagem flash é mais rápido e conviniente que os que usam discos rígidos" alegou o executivo."Estamos começando com o de 16 GB e podemos extendê-lo a 100 GB nos próximos anos".

A empresa ainda não anunciou o preço do drive de 16 GB ainda, mas o mercado alvo para o produto - computação industrial e militar - pode ser extremamente receptivo com a tecnologia. O drive tem o mesmo tamanho de um disco de 2,5 polegadas, para que seja usado como substituto direto de pequenas HDs. a Samsung também anunciou drives com 8GB e 4GB, com tamanho similar a discos com 1,8 polegada.

Há boas razões para que a Samsung esteja glorificando a memória flash. A empresa é a maior produtora mundial de chips flash, com diferença de mais que o dobro para a segunda colocada, Intel, de acordo com a iSuppli. Em contraste, a Samsung ocupa um tímido quinto lugar no mercado de discos rígidos, segundo dados do IDC em 2004.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail