Home > Dicas

Ferramentas ajudam a proteger seu handheld

Já se sentiu em pânico quando não conseguiu encontrar seu handheld? A saída é proteger os dados de olhares intrometidos

18/07/2005 às 17h08

Foto:

Já se sentiu em pânico quando não conseguiu encontrar seu handheld? Mesmo que não dê para manter o equipamento do seu lado o tempo todo, você pode proteger os dados de olhares intrometidos.

Além da proteção com senha em handhelds com Palm OS ou Pocket PC, é possível se valer de muitos aplicativos que protegem e criptografam os dados contidos no PDA. Ainda assim, a maneira ideal de proteger os dados é sincronizar o handheld com o PC regularmente. Quanto ao dispositivo em si, procure não deixá-lo fora da sua vista.

"A maior ameaça à segurança de um handheld é a perda", diz Ken Dulaney, vice-presidente do instituto de pesquisa Gartner. "Infelizmente, o único modo de proteger realmente um PDA é trancá-lo no cofre."

Janine Reathi, que trabalha na seção de Achados e Perdidos do Aeroporto Internacional de São Francisco, sabe quantas pessoas perdem PDAs quando estão viajando. "Agora que eles se tornaram mais populares, vemos um número cada vez maior desses equipamentos aqui", conta Reathi. "As pessoas ficam ansiosas para reavê-los; a vidas delas está lá."

Segundo Dulaney, algumas ferramentas para proteção com senha "funcionam suficientemente bem", mas ele acredita que, quando alguém encontra um handheld, em geral, não se interessa pelo que há nele. Porém, o analista alerta para o risco de perder ou revelar dados importantes no seu PDA. O conselho básico para PC continua válido: faça backup dos dados regularmente. Em handhelds, isso significa sincronizar, diz Dulaney.

Senha, por favor

Equipamentos baseados no Palm OS e Pocket PC oferecem proteção por senha. Ao ativá-la, você desestimula possíveis ladrões a roubar seus dados. Obviamente, um ladrão habilidoso poderia fazer uma reiniciação por hardware.

O aplicativo de segurança do Palm, encontrado no menu principal, permite que você marque registros do tipo endereços, entradas na agenda ou memorandos como sendo particulares; depois é possível ocultá-los. Você também pode atribuir uma senha que desbloqueia e mostra registros ocultos. Além disso, um comando de senha possibilita que você bloqueie o handheld.

Aqueles baseados no Pocket PC oferecem uma senha similar que trava o handheld. Ativar esse recurso demanda alguma navegação. Vá ao comando Settings, depois à guia Personal e selecione Password. Forneça a senha e marque o item Require password when device is turned on.

Proteção alheia

Aplicativos de terceiros estendem e aprimoram a proteção fornecida no seu handheld Palm. A maioria custa no máximo 20 dólares e alguns são gratuitos. Confira este leque de utilitários:

  • O PDABomb trava mais o handheld do que as ferramentas incorporadas. Desenvolvido pela Asynchrony, esse shareware melhora a proteção com senha ao desabilitar todas as formas de transferência de dados - inclusive as portas de infravermelho e HotSync - até a senha correta ser fornecida.
  • O OnlyMe trava handhelds Palm sempre que eles são desligados. Como o recurso de senha embutido, o OnlyMe requer que se digite uma senha para acessar os dados do PDA. Mas, mesmo com a proteção por senha ativada, o OnlyMe leva o usuário ao estado anterior do handheld - um rápido desligamento não exigirá que se faça o percurso de volta para o aplicativo ou arquivo no qual se estava trabalhando.
  • Para uma segurança mais personalizada, o TealLock substitui o aplicativo do Palm por outro que oferece opções pessoais. O software traz ativação via atalho, bloqueio personalizado de tela, texto e imagens e bloqueio automático opcional. Você também pode ajustá-lo para ocultar registros particulares ao desligar o dispositivo ou após um período de período especificado.

Vigilantes de senha

Vários aplicativos Palm armazenam suas muitas senhas em uma ferramenta conveniente. Gatekeeper, PalmPassword, Password Store e 4T Nox ajudam o usuário a coletar, armazenar e gerenciar seus muitos logins, incluindo o do Palm, em geral, por meio de uma senha-mestre.

Usuários do Pocket PC também contam com um leque de ferramentas de senha de terceiros, como o PocketPassword e o Gatekeeper. Você pode armazenar informações pessoais como números de cartão de crédito e contatos no Virtual Wallet, um aplicativo destinado ao uso tanto pessoal quanto corporativo.

Além da proteção com senha, existem ferramentas para armazenar e proteger diversos números importantes, como contas bancárias, cartões de crédito e combinações de cofre. Alguns, como o SAM (Security Account Management), também criptografam contas e identificadores pessoais.

Dulaney, do Gartner, considera úteis essas ferramentas de gerenciamento de dados pessoais, mas também acha que elas apontam para um problema maior. Muitas pessoas colocam dados valiosos no handheld e o deixam ao alcance de qualquer um que queira ligá-lo. Muitos usuários corporativos inserem código de acesso direto no equipamento sem que a empresa saiba, observa Dulaney. "Se uma empresa leva a segurança realmente a sério, deve gerenciar inteiramente os handhelds."

Para maior segurança: criptografia e backup

Se apenas as senhas não são suficientes para suas necessidades de segurança, várias ferramentas oferecem recursos de criptografia para sistemas Palm ou Pocket PC. Mas, é importante advertir: às vezes, a criptografia exige uma capacidade de processamento que muitos dos handhelds não têm.

Muitas das ferramentas para Pocket PC foram projetadas para usuários corporativos. Podemos citar a PocketLock e a Sentry 2020. Para Palm, estão disponíveis os programas MemoSafe, MaxSecret e o JAWZDataGator.

Já perder um handheld pode não ser tão desastroso quando você imagina se algumas precauções forem tomadas. Caso a sorte esteja do seu lado e seu equipamento acabe parando na mão de alguém honesto, suas informações pessoais descritas em Preferências nos sistemas Palm e Pessoal no Pocket PC ajudarão a boa alma a entrar em contato.

O Pocket PC tem um recurso interessante que permite exibir as informações do proprietário quando o dispositivo é ligado, mesmo que a proteção com senha tenha sido ativada. Embora as informações fiquem armazenadas em Preferências, se você ativar o recurso de bloqueio de senha, o Palm exibirá os dados junto com a solicitação de senha, quando ativado. Você também pode colocar uma etiqueta ou cartão de visitas no dispositivo; assim, mesmo quem não saiba usar um PDA poderá devolvê-lo.

Toda vez que você sincroniza o handheld, seus dados são copiados para o PC. Vários aplicativos, entretanto, oferecem backup complementar.

O BackUpBuddy e JackBack são ferramentas de backup que copiam todos os aplicativos e dados existentes em um dispositivo baseado no Palm. Mas só o BackUpBuddy funciona com um Palm standard. O outro exige um handheld Palm com memória Flash removível.

Muitos handhelds, porém, vêm com um slot de memória removível. Você pode usar esse recurso para acrescentar memória e fazer um backup quando não estiver próximo de um PC.

Perder o handheld talvez seja o risco maior à segurança, mas Dulaney, da Gartner, vê outras ameaças do mundo sem fio.

"Hackers podem infectar seu sistema ou sua rede com software que usa o handheld, como um cavalo-de-tróia, para entrar na corporação", diz Dulaney.

Embora a ameaça de vírus ainda seja relativamente nova para os PDAs, desenvolvedores de antivírus, entre eles a Network Associates (McAfee) e a Computer Associates, fornecem software via download para o Palm para impedir que vírus sejam trazidos do PC. Mas a maior parte da proteção antivírus pára nos equipamentos com conexões sem fio.

"Como o infravermelho oferece pouquíssima segurança quando alguém transmite dados de um cartão de visitas para você, não existe uma maneira de saber o que se está recebendo com eles", diz Dulaney. "O Bluetooth, outro protocolo de troca de dados por meios sem fio, de curto alcance, tem segurança baseada em permissão de acesso, mas, depois que se abre o caminho, o hacker pode fazer a festa."

E, no geral, os dispositivos sem fio são vulneráveis porque são conectados instantaneamente, explica Dulaney. "Teremos de proteger esses dispositivos de um modo diferente", observa ele. "Os handhelds estão expostos a muitas coisas com que seu PC não precisa se preocupar".

Todas as ferramentas aqui citadas estão disponíveis para download no canal Fileworld da PC World on-line.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail