Home > Notícias

Hotmail aplica nova tecnologia anti-spam da MS

A Microsoft começou a utilizar uma barra de alerta anti-spam dentro do Hotmail, utilizando sua tecnologia de autenticação Sender ID para avisar ao usuário quando alguma mensagem não tem origens reconhecidas. Desde o início desta semana, todos os e-mails que chegam aos internautas e não forem classificados pela tecnologia, serão enviados diretamente para a pasta de Lixo Eletrônico.

Scarlet Pruitt

18/07/2005 às 11h36

Foto:

A Microsoft começou a utilizar uma barra de alerta anti-spam dentro do Hotmail, utilizando sua tecnologia de autenticação Sender ID para avisar ao usuário quando alguma mensagem não tem origens reconhecidas. Desde o início desta semana, todos os e-mails que chegam aos internautas e não forem classificados pela tecnologia, serão enviados diretamente para a pasta de Lixo Eletrônico.

Com essa atitude, a Microsoft não só está promovendo a sua própria tecnologia anti-spam, mas levando outros provedores e empresas a adotarem medidas de adequação para que suas mensagens não sejam bloqueadas pelo maior serviço gratuito de e-mails da web. Segundo a companhia, mais de um milhão de domínios já publicaram suas especificações para reconhecimento desde outubro de 2004.

O Sender ID, que vem sendo promovido pela companhia desde o final do ano passado, já foi rejeitado por alguns dos principais representantes da comunidade de código aberto, como os projetos Debian e Apache. Segundo um comunicado da Debian, "não deveria ser concedido a nenhuma empresa a detenção de direitos de propriedade intelectual sobre a infra-estrutura da internet".

Apesar disso, o diretor de grupo de proteção e segurança tecnológica da Microsoft, Craig Spiezle, afirma que desde janeiro de 2005 o Hotmail se reserva ao direito de encaminhar à lixeira ou apagar qualquer mensagem com base em heurística antiphishing e anti-spam, além da reputação do remetente. Logo, provedores não têm saída a não ser se adequar à tecnologia para evitar bloqueios.

A Microsoft, no entanto, não é a única grande empresa a promover este sistema anti-spam. O Yahoo possui um sistema de autenticação chamado DomainKeys e trabalha com a Cisco no desenvolvimento de uma nova e diferente tecnologia. A IBM, por sua vez, promove a FairUCE para ajudar outras empresas a construirem filtros anti-spam baseados em sua tecnologia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail