Home > Dicas

Um dedo no pulso do PC

O Monitor de Sistema do Windows permite verificar os dispositivos internos e ainda ficar de olho no desempenho do seu computador.

PC World

18/07/2005 às 16h54

Foto:

O utilitário Monitor de Sistema do Windows permite, ao mesmo tempo, verificar seus dispositivos internos e ficar de olho no desempenho do seu PC. No Windows 98 e Me, você o encontra clicando em Programas, Acessórios, Ferramentas do sistema (se ele não estiver lá, selecione Iniciar, Configurações, Painel de controle, abra Adicionar ou Remover programas, depois a guia Instalação do Windows, desça até a lista Componentes, clique duas vezes em Ferramentas do sistema e marque Monitor de sistema). No Windows XP e 2000, abra o Painel de controle, clique duas vezes em Ferramentas administrativas e duas vezes em Desempenho.

As estatísticas de desempenho do PC que o Monitor de sistema controla incluem uso da memória, operações do disco rígido e conexões de rede. Você pode observar a mudança de número e gráficos em tempo real na tela, enquanto seu PC ajusta-se às necessidades e aos diferentes programas. É uma excelente ferramenta para identificação de quais programas exigem mais da CPU , de quando seu disco rígido está mais ativo e como o PC utiliza a memória.

A versão do Monitor de sistema do Windows 98 e Me oferece dezenas de estatísticas de desempenho e a versão para XP, centenas. Várias delas são tão técnicas que nem são utilizadas pela maior parte dos usuários de PCs, mas outras são bastante úteis (veja no quadro abaixo algumas das estatísticas mais importantes em ambas as versões).

Para configurar ou remover o que está sendo observado no Windows 9x ou Me, use o menu Editar: Na caixa de diálogo Adicionar item, escolha uma categoria e, em seguida, um item. No XP e 2000, clique com o botão direito do mouse em uma área em branco do gráfico, clique em Adicionar contadores, selecione um objeto de desempenho na lista, escolha um contador na lista abaixo e clique em Adicionar.

A observação da alteração no desempenho do seu sistema enquanto você estiver adicionando e removendo hardware e software poderá informar quais componentes precisam ser ajustados e, se necessário, atualizados. As perdas de memória no Windows XP ocorrem quando um programa aloca uma quantidade de memória, mas depois não consegue liberá-la, provocando erros quando outros programas são carregados posteriormente.

Se localizar um programa assim, consulte o site do fabricante para fazer atualizações que possam solucionar o problema. Se a atualização não ajudar, ou se não houver nenhuma atualização disponível, experimente reinstalar o programa. Pode ser que haja um arquivo corrompido.

O QUE OBSERVAR COM O MONITOR DE SISTEMA
Fique de olho nessas configurações do utilitário para evitar problemas no PC
Para controlar...
Usando... Escolha... E mais... Comentário
RAMWindows XP/2000Objeto de desempenho: MemóriaContador: Bytes disponíveisMostra quais aplicações utilizam mais memória. Valores abaixo de 4 MB indicam gargalo de memória
Windows Me/98Categoria: Gerenciador de memóriaItem: memória física não usada
Memória virtualWindows XP/2000Objeto de desempenho: Arquivo de paginaçãoContador: porcentagem de usoIndica quando seu arquivo de permuta está sendo mais utilizado
Windows Me/98Categoria: Gerenciador de memóriaItem: uso do arquivo de permuta
Uso da CPUWindows XP/2000Objeto de desempenho: ProcessadorContador: porcentagem de tempo de processadorSe os valores estiverem acima de 85%, a CPU estará sobrecarregada e pode haver um gargalo significativo
Windows Me/98Categoria: NúcleoItem: porcentagem de uso do processador

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail