Home > Notícias

Foto pode? Só com o iPod Photo

Nova versão exibe imagens no próprio player ou em aparelhos de TV, com direito a fundo musical

Henrique Martin

18/07/2005 às 11h05

Foto:

iPod PhotoComo melhorar um equipamento que já é um sucesso? A Apple deve fazer essa pergunta sempre que começa a preparar uma nova geração de iPod. No caso do iPod Photo, a resposta veio na forma de um equipamento que ostenta tela colorida e incorpora a capacidade de exibir fotos em televisões – além de tocar música, funcionar como um disco rígido e servir para o gerenciamento de compromissos, contatos e tarefas, como os outros membros da família.

O iPod Photo tem versões de 40 GB e 60 GB. O modelo de maior capacidade consegue guardar até 25 mil imagens. Mas não pense que todas as fotografias que vão para o iPod Photo estão em alta resolução. Ao transferir dados do computador para o dispositivo, o software (iPhoto, no Mac, e Photoshop Album 2.0 ou Photoshop Elements 3.0, no PC) converte os arquivos automaticamente para uma resolução mais baixa. Se o objetivo é usar o iPod para transferir fotos de um computador para outro, você deve configurar o software para copiá-las em alta resolução.

No modo de exibição de miniaturas, o iPod Photo apresenta 25 imagens simultaneamente na tela. Por falar em exibição, o visor colorido facilitou bastante o uso do equipamento. Apesar de pequena (apenas duas polegadas), a tela tem resolução de 220 por 176 pontos, com mais de 65 mil cores. Por enquanto, apenas um acessório da Belkin permite transferir fotos de cartões de memória das câmeras digitais diretamente para o disco rígido do iPod.

Como não poderia deixar de ser, a apresentação das fotos pode ter trilha sonora. Basta iniciar a exposição dos slides na televisão ou no próprio player para que o aparelho use as músicas escolhidas como fundo sonoro.

Com relação às funções de reprodução musical, o iPod mantém as características das outras versões. O hardware conversa apenas com o software iTunes, da própria Apple, para que novas músicas sejam baixadas do computador. O disco rígido de 60 GB permite a gravação de até 15 mil canções, reproduzidas com boa qualidade sonora pelos fones de ouvido.

O iPod Photo vem com cabos FireWire e USB para a conexão com computadores comandados pelos sistemas operacionais Windows ou Mac OS X, um cabo de áudio e vídeo e uma base para carga da bateria. Essa mesma base serve de suporte quando o player é ligado à TV.

IPod Photo
Fabricante: Apple
Para que serve: armazenar dados, tocar música e exibir fotos
Prós: recurso de exibição de fotos; grande capacidade de armazenamento
Contra: preço alto
Preço: 3.990 reais (versão com 60 GB)
Onde encontrar: Apple – (11) 5503-0090 e 0800-127753 - www.apple.com/br/ondecomprar
Avaliação final: 5

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail