Home > Dicas

Que formato é melhor: TIFF ou bitmap?

O bitmap foi muito popular por causa de sua aplicação como wallpaper do Windows. Arquivos TIFF, por sua vez, não apresentam "perdas".

PC World

18/07/2005 às 12h29

Foto:

O formato TIFF é um dos preferidos para armazenar imagens. Mas quando o assunto é edição de fotos feitas com câmeras digitais, o padrão nativo é o JPEG, que é um formato "com perdas", que pode descartar alguns detalhes se você editar a imagem e gravá-la várias vezes.

Arquivos TIFF, por sua vez, não apresentam "perdas" - o formato preserva todos os pixels, independente de quantas vezes você grava a regrava a imagem. Isso continua sendo verdade mesmo se você escolher a opção de compressão do TIFF, que usa o algoritmo LZW para poupar espaço em disco, sem afetar a qualidade da imagem.

O formato bitmap foi muito popular entre os usuários do Windows, mas começou a ser esquecido em favor do TIFF, mais versátil. A única razão que faz alguns usarem arquivos é sua aplicação como pano de fundo na área de trabalho do Windows. As imagens bitmap não são compactadas e, por isso, não há perda de qualidade - mas isso significa que os arquivos são geralmente grandes.

Considere uma foto típica de 3,3 megapixels. Eis os arquivos e seus respectivos tamanhos:

  • JPEG: 600 KB
  • TIFF compactado: 5,5 MB
  • TIFF: 9 MB
  • Bitmap: 9 MB
  • Tags

    Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail