Home > Dicas

Um blog em cinco passos

Veja como criar um blog em poucos minutos utilizando a ferramenta gratuita oferecida pelo Blogger, do Google.

Arin Hailey

18/07/2005 às 15h49

Foto:

O site da sua empresa traz todas as informações sobre os produtos e serviços oferecidos, mas ainda falta um espaço para que você se comunique melhor com seus potenciais clientes online ou offline? Criar um blog (ou web log) resolve esse problema. E se você não tem uma empresa mas quer se comunicar de outro modo com os amigos, um blog também é uma ótima ferramenta de comunicação.

Um blog permite que você ou os funcionários da sua empresa adicionem novas informações a qualquer momento, praticamente de qualquer lugar. E os clientes podem fazer comentários em tempo real sobre aquilo que foi publicado.

Uma maneira simples e rápida de criar e manter blogs é utilizar o Blogger, do Google, com blogs gerenciados pela ferramenta de mesmo nome e hospedados gratuitamente nos servidores do Google. Uma alternativa é modificar algumas configurações na sua conta do Blogger e hospedar o blog no seu próprio site, integrando-o ao resto das páginas já existentes. Veja como fazer:

1) Crie o blog
Vá a Blogger.com e clique em "Crie o Blog Agora". As instruções estão todas em português. Escolha um nome de usuário e senha, defina o nome de tela (para assinar as postagens no blog) e forneça o endereço de e-mail.

Na tela seguinte, você irá dar um nome para o blog e definir se vai usar o serviço de hospedagem do próprio Blogger (Blogspot, mais indicado para usuários domésticos) ou hospedar o blog nos mesmos servidores do seu site corporativo. Para isso, vá à opção Configuração Avançada do blog.

Na próxima tela, será necessário fornecer o endereço FTP do servidor, protocolo e caminho FTP (diretório no servidor onde o blog será publicado). Publique o blog em um diretório dedicado (peça ao suporte técnico do seu servidor de hospedagem) para evitar sobreposição de arquivos. Por exemplo, se o diretório principal de FTP é "public_html", o blog deve ser criado em "public_html/blog".

Finalmente, informe o nome do arquivo (como index.html) e uma URL (como http://meusite.com.br/blog). Você pode fazer o upload do HTML e dos arquivos de imagem destinados ao seu blog para qualquer servidor de FTP. Se tiver dúvidas sobre o processo, verifique a página de Ajuda do Blogger.

2) Deixe com a cara da sua empresa
Depois de escolher um nome e definir os servidores do blog, é preciso escolher os templates e padrões do layout do blog. Lembre-se que é possível trocar o layout a qualquer momento. O Blogger oferece templates padrão (que podem ser modificados se você tiver conhecimentos básicos de linguagem HTML). Você também pode criar um visual original para o seu blog, seguindo a identidade visual do site da sua companhia, por exemplo.

3) Conteúdo, por favor
Agora, você está pronto para começar a colocar informação no blog. Clique em Iniciar Postagem para começar o processo.

A aba Postagens resume o processo de postagem no blog. Publique um teste para ter certeza que tudo está funcionando (se quiser, é possível apagar esse textinho). Entre o nome de usuário e senha usados no servidor FTP; você precisará fazer isso na primeira publicação a cada seção do Blogger. Seus posts podem ser editados, salvos como rascunhos ou visualizados antes de serem publicados. Quando tudo estiver em ordem, você está livre para começar a escrever.
 
4) Crie um perfil
Personalize então o texto que apresenta seu blog no template. No Painel, escolha a opção Editar Perfil. Ali, você pode definir que seu texto de apresentação não apareça. De volta à opção Painel, clique no nome do blog. Se quiser fazer alterações no padrão do blog, clique em Selecione Modelo, Editar esse modelo. Faça as alterações ou escolha um novo template. Para salvar as alterações feitas, clique em Salvar alterações do modelo e logo após em Republique o blog.
 
5) Adicione links antes de publicar
Se seu template inclui links na coluna lateral, você pode personalizá-los na sessão denominada '<h6>Links</h6>'do código-fonte. Edite esses links para que eles não comprometam a estrutura do template. Quando acabar, clique em Salvar alterações do modelo e Republicar só o índice.

Seu blog, mais tarde, pode contar com autores múltiplos, fotos e postagem por e-mail ou mesmo celular. Com o tempo, você aprende com facilidade as ferramentas oferecidas pelo Blogger. Quem sabe, seu blog talvez se faça com que você se apaixone por seu website de novo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail