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Como interligar planilhas e documentos de texto

Os dados contidos na sua planilha mudam freqüentemente e você não quer perder tempo copiando e colando de um lado para outro? Existe uma solução.

PC World

18/07/2005 às 17h12

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Você está escrevendo um documento no Word 2000, mas parte da informação é uma planilha enorme criado no Excel 2000. Os dados contidos na planilha mudam freqüentemente e você não quer perder tempo copiando e colando manualmente de um lado para outro. O que fazer, então?

Bem, é hora de acrescentar um link da planilha Excel em seu documento Word, para que as informações sejam atualizadas automaticamente.

Por que usar links e não as tabelas do Word?
No Word, você deve usar o comando Fórmula no menu Tabela para realizar as funções mais simples, como soma e multiplicação. Porém, dados manipulados por funções mais complexas devem usar os recursos do Excel. Nesses casos, o ideal é usar, então, o link no documento Word, para que as informações se modifiquem sempre que o arquivo-fonte for alterado; o documento Word apenas armazenará o local onde os dados estão e os exibirá. Desse modo, além de tempo e esforço, você também estará economizando espaço no arquivo Word, recurso importante quando se trabalha com documentos extensos, como teses e propostas comerciais.
Como inserir links em documentos Word?
Para interligar o documento com uma planilha inteira, posicione o cursor no local onde deseja inseri-la. No menu Inserir, clique em Objeto e depois na guia Criar do arquivo. Marque a opção Vincular ao arquivo, digite o nome do arquivo onde está gravada a planilha e clique em OK. Também é possível selecionar parte das células da planilha para serem vinculadas ao documento Word. No Excel, selecione as células desejadas e, no menu Editar, escolha Copiar. No Word, posicione o cursor onde deseja incluir as células e, novamente no menu Editar, escolha Colar especial. No quadro resultante, escolha Colar vincular e Planilha do Microsoft Excel Objeto. Clique em OK para finalizar. Todos os dados do arquivo Excel, não apenas as células coladas, estarão disponíveis para o leitor do documento Word. - Dica extraída do site da Microsoft.

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