Home > Notícias

Estudo: iTunes já é mais popular que sites P2P

O serviço de download de músicas iTunes finalmente se transformou em um concorrente à altura das redes peer-to-peer de trocas de arquivos (P2P), como o Kazaa e o iMesh.

IDG Now!

18/07/2005 às 11h40

Foto:

O serviço de download de músicas iTunes finalmente se transformou em um concorrente à altura das redes peer-to-peer de trocas de arquivos (P2P), como o Kazaa e o iMesh. Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (07/06) pelo NPD Group afirma que a campeã de uso ainda é a rede aberta WinMX, instalada em 2,1 milhões de casas com banda larga nos Estados Unidos, seguida pelos serviços iTunes (loja virtual da Apple) e Limewire (rede aberta), com 1,7 milhão de usuários cada.

A pesquisa, realizada em 40 mil domicílios norte-americanos equipados com conexão rápida à internet, levou em conta os costumes de aquisição de música digital dos internautas entre março de 2004 e março de 2005.

O estudo revelou ainda que o Kazaa, nome mais conhecido entre os programas P2P durante os últimos anos, aparece apenas na quarta posição, seguido por BearShare e Ares Galaxy. Na sétima surge o Napster, primeiro serviço de download pago após o iTunes.

O ranking dos dez primeiros é fechado por Morpheus na oitava posição, Real Player Store (serviço pago da RealNetworks) na nona e iMesh na décima.

No total, internautas de cerca de 4% de todas as residências com banda larga nos EUA utilizaram serviços pagos de download musical durante o mês de março. Já a média de idade dos usuários ficou acima dos 30 anos (por volta dos 33), com renda de toda a casa na média de 83 mil dólares anuais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail