Home > Notícias

Bill Gates ainda acredita no Tablet PC

Eu ainda acredito totalmente no Tablet PC". É o que diz Bill Gates, o presidente e fundador da Microsoft, três anos e meio após ter dito (durante a Comdex de 2001) que os computadores portáteis seriam a forma de PC mais vendida em todo os Estados Unidos dali a cinco anos. Mas essa previsão ainda está longe de se tornar realidade.

Martyn Williams

18/07/2005 às 11h24

Foto:

"Eu ainda acredito totalmente no Tablet PC". É o que diz Bill Gates, o presidente e fundador da Microsoft, três anos e meio após ter dito (durante a Comdex de 2001) que os computadores portáteis seriam a forma de PC mais vendida em todo os Estados Unidos dali a cinco anos. Mas essa previsão ainda está longe de se tornar realidade.

Segundo um estudo da consultoria IDC de fevereiro deste ano, cerca de 640 mil Tablet PCs foram comercializados em 2004, enquanto as vendas para 2005 deveriam atingir 1,2 milhão de unidades.

Mesmo que os números possam remeter à grande quantidade de aparelhos consumidos, é um valor que representa apenas 2% do mercado global de PCs portáteis, disse o IDC.

"Continuamos a acreditar que a tecnologia do Tablet PC será uma parte integral do design de futuros PCs portáteis", disse a consultoria. "Mas a adoção da tecnologia será mais lenta do que aquilo que foi antecipado".

Um grande número de fabricantes comercializa os Tablets, mas as vendas são mais consistentes apenas em alguns mercados específicos, como o de saúde e de vendas de seguros, mostra o IDC.

"Precisamos continuar o investimento, tanto em hardware quanto em software, enquanto o aparelho ainda não for popular", disse Gates em uma conferência em Tóquio, no Japão. "Ainda não é popular. Mas eu acredito totalmente no Tablet", afirmou.

"O que precisamos fazer é desenvolver a forma para que estudantes e executivos percebam a real necessidade do aparelho", continuou o principal executivo da Microsoft.

"Haverá melhora substancial quanto aos softwares para tablet com o lançamento do Longhorn", revela. "E, novamente, prevejo, dessa vez sem uma data exata, que a maioria dos computadores portáteis serão tablets. E espero que nos próximos três a cinco anos, as melhorias em software e hardware façam dessa previsão uma realidade", finalizou Gates.

Segundo o IDC, o Longhorn ajudará muito no crescimento do mercado de PCs portáteis. Particularmente, a consultoria acredita que a comercialização de Tablets aumentará para 4,9 milhões de aparelhos em 2007 e 9,7 milhões em 2008 - cerca de 11% do mercado global de portáteis.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail