Home > Dicas

Instale um novo disco rígido

Aprenda a instalar um disco rígido com interface Serial ATA, que grava dados com maior velocidade

PC World (EUA)

18/07/2005 às 16h24

Foto:

Serial ATA marca uma mudança radical na tecnologia usada em discos rígidos. Os antigos drives baseados em Parallel ATA (PATA) transferem dados em cabos paralelos com 80 fios, atingindo velocidades de 100 a 133 megabytes por segundo. Em contraste, os drives SATA atingem velocidades maiores usando apenas um cabo bem mais fino, com apenas sete fios a 150 MBps - e promessa de 600 MBps para 2007. Essa interface é bastante parecida com o FireWire (ou IEEE 1394) e o USB 2.0, com altas velocidades em cabos reduzidos.

Outra vantagem dos discos Serial ATA é ajudar na ventilação dentro do computador, já que menos cabos significam mais espaço livre. E como cada drive se conecta a um cabo SATA, não existem jumpers para se preocupar. As placas-mãe mais atuais já vêm prontas para conectores SATA. Entretanto, se você quer adicionar um disco Serial ATA ao seu computador como segundo drive de armazenamento, será preciso utilizar um adaptador específico. Também é preciso ter o Windows 98 SE ou superior para instalar um disco SATA.

Observe que os discos SATA utilizados com adaptadores ou em placas-mãe que têm uma controladora SATA separada são limitados pela velocidade 133 MBps do barramento PCI. Para ter todo desempenho, o mais indicado é utilizar uma placa-mãe já compatível com a tecnologia. Placas-mãe baseadas em chip sets como o Intel 865 e 875P ou superiores já aproveitam a tecnologia.

DISCO SATA
Benefícios:
Discos rígidos mais fáceis de instalar e que oferecem maior performance com a placa-mãe correta
Custo: Drives: 400 a 800 reais, em média; placa adaptadora: 200 reais (em média)
Ferramentas necessárias: chave Philips, pulseira antiestática (recomendado)
Nível de conhecimento: Intermediário
Tempo necessário:  45 a 60 minutos
Fabricantes de drives: Maxtor, Seagate, Western Digital
Fabricantes de placas adaptadoras: Adaptec, Soyo, Maxtor

Como instalar um drive Serial ATA em um PC usando um adaptador

1) Instale a placa Serial ATA
Desligue o PC da conexão elétrica e abra o gabinete. Use a pulseira antiestática para evitar danos aos componentes. Encontre um slot PCI livre e remova a proteção do slot. Insira a placa e parafuse-a com a chave Philips. 

2) Conecte os cabos ao drive
Conecte o cabo de dados Serial ATA ao conector no drive seguindo o sentido do encaixe. Todos os discos SATA usam um novo tipo de conector de energia. Alguns ainda incluem o cabo de energia antigo. Se o drive tem apenas o novo conector, será preciso usar um adaptador (que costuma ser incluído nos drives e adaptadores) para prendê-lo.

3) Instale o drive
Encontre uma baia livre de 3,5 no gabinete e instale o disco Serial ATA nele, utilizando os parafusos fornecidos. Se o único espaço livre for uma baia de 5,25, será preciso utilizar um adaptador de encaixe, que também costuma vir no pacote do drive.

Caso seja necessário desconectar outros cabos do computador para chegar à baia do drive, sinalize as posições com fita adesiva para não se perder depois.

4) Conecte o cabo à placa adaptadora
Ligue a outra ponta do cabo de dados SATA em um dos conectores da placa adaptadora. Não faz diferença o conector utilizado. Se você desconectou algum cabo para instalar o drive no passo 3, reconecte-os agora. Então feche o gabinete e ligue o PC na tomada.

5) Instale o software
Ligue o PC. Se você roda o Windows 98 SE ou o Me, o ajudante para novo hardware irá aparecer antes do Windows começar a funcionar. Escolha a opção Buscar o melhor driver para seu equipamento (no 98 SE) ou Busca automática pelo melhor driver (Me). No Windows XP, o Ajudante de Novo Hardware Encontrado vai aparecer logo após o Windows iniciar. Na tela incial, escolha "Instalar o Software Automaticamente". Quando requisitado, insira o disquete ou CD-ROM com drivers que veio com a placa adaptadora e siga as instruções em tela para instalar os drivers.

6) Veja se a instalação funcionou
Verifique se os drivers foram instalados corretamente e o sistema operacional reconhece o drive. Vá ao Gerenciador de Dispositivos (Windows 98 SE ou Me), localizado dentro do ícone Sistema no Painel de Controle. No Windows XP, vá ao Painel de Controle, clique no ícone Sistema, escolha a aba Hardware e clique no Gerenciador de Dispositivos.

Se aparecer um ponto de exclamação amarelo em uma entrada na seção Controladores SCSI, a placa controladora não está funcionando direito. No Windows 98 SE ou Me, vá ao ajudante para problemas de hardware em Iniciar, Ajuda e siga as instruções. No XP, clique com o botão direito do mouse na entrada para o controlador SATA. Escolha Propriedades e clique no botão Solução de Problemas.

7) Particione e formate seu novo drive
Antes de usar seu novo disco rígido para gravar dados, é preciso prepará-lo para isso. O modo mais fácil é utilizar o próprio software que vem com o HD. Rode o programa e siga as instruções fornecidas pelo fabricante. Uma alternativa é usar programas como o Partition Magic, da Symantec, que fazem essa tarefa

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail