Home > Dicas

Memorex para seu computador

Para aumentar o desempenho do seu PC, na maioria dos casos, nada supera o acréscimo de memória. Além disso, os aplicativos e sistemas operacionais continuam a demandar cada vez mais megabytes de RAM. Aprenda como fazer em nosso tutorial.

PC World

18/07/2005 às 16h58

Foto:

Para aumentar o desempenho do seu PC, na maioria dos casos, nada supera o acréscimo de memória. Além disso, os aplicativos e sistemas operacionais continuam a demandar cada vez mais megabytes de RAM. Só para o Windows XP, são recomendados 128 MB. Acrescente alguns programas utilitários executados simultaneamente e deixará de parecer luxo equipar seu computador com 256 MB, 512 MB ou até mais.

A adição de memória otimiza o funcionamento do PC porque torna os dados disponíveis instantaneamente. Se você inicia uma tarefa e o computador tem memória ociosa insuficiente para executá-la, o Windows copia um processo inativo para o arquivo de troca (swap file) na unidade de disco rígido, liberando espaço para a nova tarefa. Se você voltar a usar a tal tarefa que foi substituída, o Windows desfaz a troca com outra tarefa dormente qualquer, gerando um impacto significativo no desempenho do sistema.

Os computadores mais recentes usam memória do tipo Dual In-line Memory Modules. Os mais comuns são SDRAM DIMMs PC-100 (100 MHz) e PC-133 (133 MHz). Modelos de PCs mais novos usam DDR (Double Data Rate) SDRAM PC2100, que trabalha na freqüência de 266 MHz. Alguns PCs baseados em chips da Intel empregam módulos Rambus (chamados RIMMs) mais caros, disponíveis em velocidades de até 800 MHz.

Se o seu computador tiver quatro ou cinco anos de vida, provavelmente foi projetado para trabalhar com memórias SDRAM de 66 MHz, mas, mesmo assim, devem poder trabalhar com módulos SDRAM de 100 MHz ou 133 MHz. Embora não funcione à toda velocidade, continua sendo a melhor relação entre custo e benefício. Alguns computadores mais antigos usam memória Single In-line Memory Modules. Mostraremos a instalação de módulos DIMM aqui; os SIMM giram em torno dos eixos dos slots e devem ser instalados aos pares.


1

Descubra quanta memória está instalada no PC.

A maioria dos computadores verifica a memória durante o boot e exibe o volume total na tela. Você também pode checar o BIOS do sistema (detalhes para acessá-lo variam conforme o PC). Ou, no Windows 95 e versões posteriores, clique com o botão direito do mouse em Meu Computador e selecione Propriedades. A quantidade de memória instalada aparecerá na parte de baixo da tela.


2

Aterre-se.

Módulos de memória são extremamente sensíveis à eletricidade estática, que pode destruí-los. A solução mais segura é comprar uma pulseira antiestáticas em lojas especializadas. É recomendável também desligar o PC da tomada para trabalhar em seu interior. Se você não quiser usar a pulseira, toque em um objeto de metal aterrado antes de manusear os módulos de memória.


3

Localize os slots.

Desligue o computador, tire-o da tomada e remova a tampa. Os slots de memória, normalmente, estão localizados no lado direito da placa-mãe, na parte frontal do gabinete. Use uma fita adesiva para identificar algum cabo que você remover para chegar aos slots. As placas-mãe costumam ter dois, três ou quatro slots de RAM, cada um marcado com um número na placa. Insira novos módulos nos slots com numeração mais baixa, primeiro.


4

Remova módulos antigos (opcional).

A maneira mais fácil de atualizar a memória do seu computador é acrescentando mais módulos. Porém, se todos os slots estiverem ocupados, você terá que remover os mais antigos. Os módulos DIMMs têm prendedores nas laterais. Solte os prendedores e retire os módulos antigos dos slots. Se estiverem apertados, mova-os levemente.


5

Insira os módulos novos.

Observe os entalhes nos módulos DIMMs. Por causa deles, os módulos só se encaixam nos slots de uma maneira. Pressione-os direto para baixo cuidadosamente. Os clipes vão encaixar-se quando os DIMMs estiverem totalmente inseridos.


6

Ligue o computador e teste.

Só recoloque a tampa no PC quando você tiver certeza de que tudo está funcionando. Ligue a máquina e verifique se a memória extra foi reconhecida (passo 1). Se o computador não reconhecer a nova RAM, travar ou não iniciar, desligue, retire-o da tomada novamente e certifique-se de que os módulos de memória estão bem presos nos slots. Se você tiver removido cabos para instalar a memória, verifique se os reconectou. Módulos de memória com problemas são raros, mas você pode ter sido premiado. Se você ainda tiver problemas, telefone para o suporte técnico do fabricante da memória.

Perguntas freqüentes

P: Posso misturar módulos de capacidade diferentes?
R: Sem problemas para SDRAM. Você pode preencher os slots do PC com praticamente qualquer combinação de módulos de 32 MB, 64 MB, 128 MB e 256 MB, contanto que sejam do mesmo tipo. Na verdade, é a melhor maneira de atualizar sem tirar módulos do PC. A memória Rambus é diferente. Você pode instalar um único RIMM, mas, se usa um processador Pentium 4, a instalação em pares vai melhorar o desempenho por meio da intercalação de memória. Nesse caso, as capacidades de RIMM devem ser as mesmas e também as velocidades.


P: Posso misturar memórias de velocidades diferentes?
R:
Sim. Mas todos os módulos devem ser do mesmo tipo. Tudo bem acrescentar módulos de velocidade mais alta; só que não vão funcionar à velocidade máxima. As velocidades mais comuns para SDRAM são 100 MHz e 133 MHz. Atualmente, os módulos Rambus vêm nas velocidades de 700 MHz e 800 MHz; módulos de velocidade mais alta deverão ser lançados em breve. Os módulos DDR (Double Data Rate) só vêm nas variedades PC1600 (200 MHz) e PC2100 (266 MHz).


P: Preciso ocupar todos os slots de memória?
R: Não com SDRAM ou DDR RAM. Já com Rambus, cada slot tem que ser preenchido. Você pode comprar módulos de continuidade (cerca de US$ 10) que ocupam os slots Rambus sem adicionar memória. Se seu PC tiver mais de quatro ou cinco anos, provavelmente usa SIMMs, que precisam ser instalados em pares.


P: Posso misturar módulos de fabricantes diferentes?
R:
Sim, se forem do mesmo tipo. Não acredite nos distribuidores que dizem que você não pode. Eles querem que você compre a memória que eles fornecem, em geral de um fabricante só.


P: O que é ECC RAM? Devo comprar?
R:
Os módulos Error Correcting Code têm um conjunto de circuitos especial que corrige erros de memória instantaneamente. Eles são usados principalmente em servidores e estações avançadas. O ECC SDRAM funcionará em placas-mãe não-ECC, mas você não terá o benefício dos circuitos ECC.


P: Ocupei todos os meus slots com 768 MB. Agora meu sistema não funciona direito e trava.
R: Você está tendo um problema com o Windows ou as limitações do BIOS do PC. O Windows 9x, 98 SE e Me não foram projetados para funcionar com mais de 512 MB de RAM. (Windows NT, 2000 e XP não apresentam essa limitação.) Se esse for o seu problema, consulte um truque em http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=KB;EN-US;Q253912&. Algumas placas-mãe mais antigas não foram projetadas para aceitar módulos de memória de 256 MB e 512 MB. Consulte o manual ou o site do fabricante do PC; às vezes, uma atualização de BIOS resolve o problema.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail