Home > Dicas

Podcasts para todos

Considerados o áudio dos blogs, podcasts enviam informações e músicas direto para seu computador, para ouvir no MP3 player ou no próprio micro.

Tom Spring

18/07/2005 às 16h08

Foto:

Um podcast é um blog que envia arquivos de som direto para o seu computador. Em vez de baixar cada arquivo um a um, é preciso assinar os podcasts (gratuitos) usando aplicativos muito similares aos agregadores RSS - como o Doppler, IPodder ou Nimiq. Assim como informações novas em blogs aparecem instantaneamente pelo RSS, qualquer assinatura de podcast é atualizada automaticamente pelo agregador com o show mais recente.

A maioria dos agregadores de podcast baixa o arquivo e envia para o tocador de MP3, seja o iPod, da Apple, ou de ouros fabricantes. Não é uma tecnologia restrita aos tocadores de música digital: sim, dá para ouvir no computador.

Um podcast é também uma boa idéia para qualquer pessoa que tenha um computador, um microfone e opinião formada. Veja o exemplo de Tim Bourquin, que criou o podcast EnduranceRadio, direcionado a interessados em esportes radicais. São 15 mil pessoas que ouvem o "programa" de Tim. "Uma programação como a minha simplesmente não funciona no rádio tradicional", afirma.

Menos de um ano atrás, os podcasts - método de distribuir programas de áudio do mesmo modo que sites enviam informações RSS pela internet - eram utilizados apenas por tecnófilos, músicos ou até mesmo interessados em áudio pela internet. Agora, a grande mídia começa a entender o que é um podcast. A rádio nacional dos EUA, a BBC londrina e estações comerciais começam a oferecer programas em podcast.

Onde encontrar:
Agregadores:
os programas coletam os podcasts selecionados pelo usuário
Doppler: www.dopplerradio.net
IPodder: www.ipodder.org
Nimiq: www.nimiq.nl

Diretórios: encontre um podcast que interessa ao seu gosto nesses sites
www.IPodderX.com
www.PodcastAlley.com

Ferramentas: para criar e hospedar seu podcast
Audacity (audacity.sourceforge.net): software open source para gravação de som
Liberated Syndication (www.libsyn.com): cobra 5 dólares por mês para hospedar e distribuir podcasts.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail