Home > Dicas

Impressora DesignXpress em modo DOS

Tenho uma impressora DesignXpress 6, da NewGen Systems Corporation, (similar à HP 4MV) com drive PostScript. Utilizo-a com Windows 95 para impressões de trabalhos com programas gráficos sem qualquer tipo de problemas. Mas quando tento utilizar a mesma impressora para imprimir dados originados em programas baseados em DOS, não consigo qualquer sombra de sucesso.

PC World

18/07/2005 às 18h22

Foto:

Tenho uma impressora DesignXpress 6, da NewGen Systems Corporation, (similar à HP 4MV) com drive PostScript. Utilizo-a com Windows 95 para impressões de trabalhos com programas gráficos sem qualquer tipo de problemas. Mas quando tento utilizar a mesma impressora para imprimir dados originados em programas baseados em DOS, não consigo qualquer sombra de sucesso. Será que é possível utilizar a impressora via DOS? Devo utilizar algum drive ou comando específico?
Márcio Alexandre La Scalea
São Paulo - SP
 
O uso de impressoras no modo MS-DOS é problemático. Você poderá imprimir texto simples sem formatação, mas para utilizar recursos um pouco mais avançados, como controlar o tamanho e o tipo da fonte e usar gráficos, é preciso configurar seu aplicativo de MS-DOS para o tipo de impressora. Nem sempre um aplicativo reconhece a impressora que temos instalada e são muitos os casos de programas que simplesmente não "falam" com a impressora. As impressoras HP utilizam duas linguagens: PostScript e HPCL. Normalmente, quando configuramos o programa para usar impressoras HP, passa a ser usado um subconjunto da linguagem HPCL que funciona com todos os modelos. Nesse modo, você poderá comandar a impressão por programas do DOS ou mesmo pressionar Ctrl+P para enviar para a impressora tudo que aparece no monitor, ou usar um hard copy com a tecla Print Screen. Alguns programas para MS-DOS também podem operar com impressoras PostScript. Se você configurar tanto o programa como a impressora para operar nesse modo, também conseguirá bons resultados.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail