Home > Dicas

Windows no limite

Seu processador chega a 100% de uso e se arrasta para realizar uma tarefa? O problema pode ser um vírus, spyware ou um programa brigando com o sistema operacional. Saiba como resolver.

Lincoln Spector

18/07/2005 às 14h13

Foto:

O que acontece para um computador chegar ao limite? Determinados problemas podem levar o uso do processador a 100%, estressando a máquina e o usuário com sua lentidão constante.

Uma CPU sobrecarregada deixa o PC totalmente inerte. Se o problema da lentidão acontece de vez em quando e volta ao normal depois de pouco tempo, não se preocupe. Mas se o problema continua a aparecer toda hora ou simplesmente não se vai, é preciso resolvê-lo.

Os culpados mais óbvios são vírus, programas espiões ou algum outro software malicioso. Primeiro, faça uma varredura no sistema regularmente usando um bom programa caçador de spyware, como o Ad-Aware, da Lavasoft, ou o Spybot Search & Destroy, de Patrick Kolla. Os dois são gratuitos e é recomendável usar ambos. Depois, atualize suas definições do programa antivírus e faça uma busca completa no sistema. Ajuste as definições de atualização do antivírus e agende uma varredura semanal.

Se a varredura em busca de vírus e spyware não resolverem o problema, existe a remota chance de ser um malware tão novo que não consegue ser detectado. Entretanto, a causa mais provável deve ser um problema com algum software já existente.

A falha de software costuma ocorrer quando o Windows entra em ação. Selecione o menu Iniciar, Executar e digite msconfig para entrar no utilitário de configuração de sistema. Clique na aba Inicializar e verifique os processos de programas que são inicializados com o Windows. Veja se há algum suspeito e reinicialize o computador até resolver o problema. Uma alternativa é clicar na opção Desativar Tudo.
O Windows 2000 não tem esse utilitário. Para esse sistema operacional, a alternativa é usar o software Startup Control Panel.

Outra dica é verificar o que você está fazendo no PC quando a performance cai: os programas em uso, sites visitados naquele dia e assim por diante. Essa informação pode dar dicas do problema. O Gerenciador de Tarefas do Windows (XP e 2000)ajuda na tarefa. Pressione Ctrl-Alt-Delete e selecione a opção Gerenciador de Tarefas.

Escolha a aba Processos para ver os programas que estão em execução e suas subrotinas. A coluna CPU mostra quanto cada processo usa do computador - e é aqui que o problema pode ser encontrado com maior facilidade. A aba Desempenho mostra o uso da CPU em gráficos e qual a porcentagem dos ciclos de processamento estão em uso.

Uma vez encontrado o glutão de uso do processador, se livre do programa - principalmente se for um malware. Se é um software extremamente necessário, verifique com o fabricante se já existe uma versão mais atualizada ou uma correção para bugs no programa. A última alternativa é buscar um programa similar que faça o mesmo trabalho.

Leia Também

Sem lixo nos menus do Windows
Deixe seu desktop mais atraente
Faça o micro voltar à ativa
Windows XP sem instalação
Hardware: soluções rápidas
Dê uma força para o Windows
Seja mais produtivo
Que mensageiro é esse?
Feche os buracos no computador

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail