Home > Notícias

TVA e Primeira Escolha lançam VoIP residencial

A TVA e a operadora Primeira Escolha anunciaram nesta terça-feira (21/06) o lançamento de um serviço residencial de voz sobre IP (VoIP), o TVA Voz, que permitirá ao usuário ter um número fixo para receber e realizar chamadas.

colaboração de Guilherme Bantel

18/07/2005 às 12h01

Foto:

A TVA e a operadora Primeira Escolha anunciaram nesta terça-feira (21/06) o lançamento de um serviço residencial de voz sobre IP (VoIP), o TVA Voz, que permitirá ao usuário ter um número fixo para receber e realizar chamadas.

O aparelho telefônico será comercializado por 399 reais pela TVA, que o enviará pelos Correios com um kit de auto-instalação. O sistema funcionará no modelo pré-pago, no qual o usuário deve comprar créditos para poder utilizar o serviço. Segundo as empresas, a carga mínima é de 90 reais.

Na prática, porém, nada muda. "O usuário agirá exatamente do mesmo jeito que ele utiliza o serviço das concessionárias telefônicas", afirma o presidente da Primeira Escolha, Mário Leonel Neto.

As tarifas prometidas são de 19 centavos o minuto para qualquer localidade no Brasil, enquanto a tarifa para os principais destinos internacionais (Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Reino Unido, França etc.) deve ficar em 16 centavos. Para outras localidades, a operadora deverá ser consultada.

Já a TVA afirma que a mensalidade do TVA Voz dependerá do grau de relacionamento do cliente com a empresa. Para assinantes do serviço de internet Ajato, será cobrado o valor do aparelho e os minutos de conversação. Assinantes de serviços de TV por assinatura pagam 25 reais mensais de manutenção e clientes de outros provedores de internet, 35 reais.

O presidente da Primeira Escolha espera que, neste ano, o TVA Voz seja assinado por cinco mil pessoas somente em São Paulo. Até o final do segundo semestre, diz Leonel, o serviço deverá aportar também na cidade do Rio de Janeiro.

"No futuro queremos ainda atribuir diversos números para um único terminal do usuário", promete. "E nos próximos 12 meses, o serviço chegará a outras cidades", informa o executivo.

Segundo Mário Leonel, até o início de 2006, a Primeira Escolha trará ao mercado corporativo um serviço de videoconferência em cima da plataforma VoIP. "Primeiro vamos trazê-lo ao mercado corporativo, pois é um produto muito sofisticado. O mercado residencial não está pronto ainda", disse. Em dois anos, a operadora já investiu 15 milhões de dólares no projeto de comunicações por IP no Brasil.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail