Home > Dicas

Problemas com notebook

Em telas do MS-DOS, apenas uma parte da tela é preenchida. O que é preciso para resolver esse problema? Outro problema é que quando tento instalar o Explorer 4.0, uma mensagem diz que são necessários, no mínimo, 12 MB para a instalação. O que devo fazer?

PC World

19/07/2005 às 10h02

Foto:

Tenho um notebook Compaq Armada 1120, com o qual tenho tido alguns problemas com tamanho de telas. Quando uso o Windows 95, a tela é toda preenchida, mas durante o boot (logotipo do Windows) e em telas do MS-DOS, apenas uma parte da tela é preenchida. O que é preciso para resolver esse problema? Outro problema é que quando tento instalar o Explorer 4.0, uma mensagem diz que são necessários, no mínimo, 12 MB para a instalação. Ocorre que esse computador já teve o Explorer 4.0 instalado, mas precisei reformatar o disco. O que devo fazer para instalar o Explorer 4.0 sem ter que expandir a memória?
Benedito Carlos Somaio
somaio@linkway.com.br
 
Trata-se de um problema típico de notebooks. Tome como exemplo uma tela com resolução de 640 por 480 pontos. Quando opera em modo texto, a tela utiliza apenas 640 por 400 pontos, já que cada caractere tem 8 pixels de largura por 16 pixels de comprimento. Quando opera em modo texto (25 linhas de 80 colunas), apenas 400 das linhas são usadas, sobrando duas faixas de 40 linhas, na parte superior e na parte inferior da tela. Nos monitores, essa resolução provoca o aumento automático da imagem para que a tela inteira seja ocupada. Isso é possível porque a imagem é projetada sobre a tela. Nas telas de notebooks, não existe projeção. Cada pixel ocupa um local fixo, não sendo possível esse redimensionamento. O problema ocorre com o seu e com a maioria dos demais notebooks. Existem notebooks com telas de 800 por 600 pontos nos quais o modo texto utiliza para cada caractere uma matriz de 10 por 24; desse modo, a tela inteira é ocupada em modo texto. Isso depende do chip gráfico existente no notebook. O Explorer 4.0 realmente requer 12 MB de memória para sua instalação. No seu notebook, esse programa já estava instalado porque foi gerado na fábrica, a partir de um disco matriz. Nas fábricas não é feita a instalação de software, apenas a cópia de todo o software já instalado, a partir da matriz. Por isso seu notebook podia executá-lo, mas não pôde instalá-lo. Sugiro que você passe a utilizar o Netscape Navigator ou que realmente faça uma expansão de memória, o que trará benefícios para muitos aplicativos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail