Home > Dicas

Ativação do modo Ultra DMA

Quando usava Windows 98, tive que ativar manualmente o recurso de DMA para o meu leitor de CD, gravador e disco rígido, por meio do Gerenciador de dispositivos, e tudo funcionou perfeitamente. Agora que utilizo Windows XP Home Edition não sei como fazê-lo, já que no Gerenciador de dispositivos não encontrei nenhuma opção para isso.

PC World

19/07/2005 às 18h06

Foto:

Quando usava Windows 98, tive que ativar manualmente o recurso de DMA para o meu leitor de CD, gravador e disco rígido, por meio do Gerenciador de dispositivos, e tudo funcionou perfeitamente. Agora que utilizo Windows XP Home Edition não sei como fazê-lo, já que no Gerenciador de dispositivos não encontrei nenhuma opção para isso. Já me disseram que o XP ativa esse recurso automaticamente, mas percebi que isso não aconteceu por meio medições da velocidade desses dispositivos com o auxílio de programas apropriados.
Jan Marcel
jgmarcel@terra.com.br
 
No Windows XP, a ativação do modo Ultra DMA é um pouco diferente. No Gerenciador de dispositivos, clique em Controladores IDE, a seguir em Canal IDE primário. Selecione a guia "Configurações avançadas" e marque o modo de transferência como "DMA, se disponível". Faça isso com os dois dispositivos (master e slave) e repita o procedimento com o canal IDE secundário. Essas configurações são realmente feitas de forma automática no XP, ao contrário do que ocorria no Windows 98 e no Me. Quando o modo Ultra DMA não é usado, a taxa de transferência externa do disco rígido é limitada a 16,6 Mbps (PIO Mode 4). O problema mais sério é que nos modos PIO, o processador fica mais de 90% do tempo ocupado com as transferências de dados, restando pouco tempo para o processamento. Em exibições de arquivos de áudio e vídeo, isso resulta em pausas no som e na imagem. Já no modo Ultra DMA, o processador fica mais de 90% do tempo livre, podendo executar os processamentos necessários. A maioria dos fabricantes de PCs não ativava o Ultra DMA no Windows 98 e no Me, o que causava sérios problemas de desempenho no acesso a disco.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail