Home > Dicas

Conexão vive caindo com modem Motorola SM56K

Tenho um modem Motorola SM56K (PCI), com um ano de uso, instalado em um PC Itautec com Pentium de 100 MHz, 32 MB de EDO RAM. A conexão vive caindo; a média de permanência é de 5 minutos.

PC World

19/07/2005 às 18h23

Foto:

Tenho um modem Motorola SM56K (PCI), com um ano de uso, instalado em um PC Itautec com Pentium de 100 MHz, 32 MB de EDO RAM.  A conexão vive caindo; a média de permanência é de 5 minutos. Liguei para o suporte do Terra, que me sugeriu strings de configuração, mas nada mudou. Esse modem, apesar de ser placa PCI, é de tecnologia HSP? O PC pode ser lento demais, fazendo cair a conexão? Por ter um ano de uso, o modem já era? Ou pode haver problema na linha telefônica?
Ronaldo Perez
ronaldo@denf.epm.br
 
Esse modem usa a tecnologia HSP (Host Signal Processor), ou seja, depende do processador da placa-mãe para fazer o trabalho que seria de um modem completo, com um DSP (Digital Signal Processor). Os requisitos mínimos desse tipo de modem são um Pentium de 200 MHz ou um Pentium MMX de 150 MHz. Seu Pentium/100 está bem abaixo do mínimo, por isso as conexões caem. A quantidade de memória e o espaço em disco não são críticos. Um outro soft modem de custo acessível, mas que funciona bem até em um PC 486 de 100 MHz é o da Lucent. Na verdade, não são modems fabricados pela Lucent, mas usam chips dessa companhia. Também é verdade que os modems, dependendo do provedor e da linha telefônica, podem funcionar melhor ou pior. Mas a questão da velocidade do processador é crucial.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail