Home > Dicas

Notebook com índice Norton SI inesperado

Meu portátil Pentium/133, 32 MB de EDO DRAM, 2 MB de vídeo, disco de 1,3 GB e CD-ROM 10X obteve índice Norton SI para Win95 entre 24 e 28. Como me aproximar do valor-padrão de 32?

PC World

19/07/2005 às 10h05

Foto:

Li em uma das edições de sua coluna sobre índices de desempenho no Norton SI para Windows 95. Só consegui para o meu portátil (Texas Instruments Extensa 650 CD) com Pentium/133, 32 MB de EDO DRAM, 2 MB de vídeo, disco de 1,3 GB e CD-ROM 10X, o índice máximo de 28 e mínimo de 24. Como poderia me aproximar dos 32 informado na matéria? Quais os pontos que eu deveria aprimorar para chegar perto desse índice?
Marcelo Ferreira
liborio@centroin.com.br
 
Muitos portáteis apresentam menor desempenho devido à ausência de cache L2. Não é o seu caso. Seu modelo possui 256 KB de cache L2 e memória EDO DRAM. O desempenho, portanto, deveria aproximar-se de 32 (na verdade, já consegui 36 em um modelo bem ajustado). O aumento no desempenho é conseguido por meio de modificações no CMOS Setup. Você pode consultar o artigo sobre aumento do desempenho de processadores em www.laercio.com.br. Note, entretanto, que em muitos portáteis, o CMOS Setup está "escondido" do usuário, ou seja, o fabricante não libera para o usuário, opções como as que controlam os ciclos de acesso às memórias. De qualquer forma, verifique pelo menos se o cache interno e a externo estão habilitados. Se o CMOS Setup do seu portátil não estiver ativo, você pode tentar usar programas de terceiros. Não consegui descobrir qual é o chip set existente no seu modelo, mas é provável que seja um modelo da Intel, como o i430FX ou VX. Você poderá acessar o setup desse chip set usando programas como o TWEAKBIOS, CTCHIPZ e AMISETUP. São encontrados em www.sysopt.com.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail