Home > Dicas

Estou precisando usar a memória EMS do meu computador, mas aparece uma mensagem de erro

Estou precisando usar a memória EMS do meu computador. Uso o Windows 98 e as seguintes linhas no CONFIG.SYS: DEVICE=C:'DOS'HIMEM.SYS DEVICE=C:'DOS'EMM386.EXE RAM DOS=HIGH,UMB Entretanto, aparece a seguinte mensagem de erro: "Não é possível definir o endereço de base de quadro de página". O que posso fazer?

PC World

19/07/2005 às 10h08

Foto:

Estou precisando usar a memória EMS do meu computador. Uso o Windows 98 e as seguintes linhas no CONFIG.SYS: DEVICE=C:'DOS'HIMEM.SYS DEVICE=C:'DOS'EMM386.EXE RAM DOS=HIGH,UMB Entretanto, aparece a seguinte mensagem de erro: "Não é possível definir o endereço de base de quadro de página". O que posso fazer?
Éverton Ribeiro
São Paulo - SP
 
O quadro de página (EMS Page Frame) é uma área de 64 KB, localizada na memória superior, normalmente entre os endereços 768 KB e 960 KB, que funciona como uma janela para acesso à memória expandida. O EMM386.EXE aloca automaticamente uma área de 64 KB contígua dentro da memória superior. Isso pode estar ocorrendo pelo fato de o seu computador ter placas que utilizem memórias ROM ou RAM ocupando a área superior. É o caso de placas controladoras SCSI e de rede. Você pode usar o programa MSD.EXE, encontrado no CD-ROM de instalação do Windows, para verificar se existem áreas ocupadas na memória superior. É preciso encontrar uma área vazia com pelo menos 64 KB. Adicione à linha de comando do EMM386 o parâmetro FRAME=C800 para criar o quadro de página nesse endereço. Tente os valores CC00, D000, D400, D800, DC00 e E000. Não deixe também de verificar o Advanced CMOS Setup. Desative os itens Adapter ROM Shadow, pois se forem criados, toda a memória superior ficará congelada, impedindo a criação do quadro de página.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail