Home > Dicas

Problemas em notebooks atacam mais um fabricante

Desta vez foi a Toshiba e sua linha de portáteis Satellite; uma placa defeituosa está causando superaquecimento e pane em alguns modelos 4100XDVD.

IDG Now!

19/07/2005 às 16h52

Foto:

Parece que os grandes fabricantes de notebooks estão relaxando no controle de qualidade ultimamente. Repetindo o episódio que envolveu a Dell na semana passada, executivos da Toshiba confirmaram a existência de um problema em um lote de notebooks Satellite 4100XDVD. A falha, que normalmente aparece com uma semana de uso, causa um superaquecimento no sistema.

"Recentemente, nós pedimos um grande número de unidades da Toshiba e duas em cada três simplesmente morreram. Elas foram ficando cada vez mais quentes, até que desligaram permanentemente", relata um gerente da MIS, empresa sediada em San Diego, EUA.

Segundo Steven Andler, vice-presidente de marketing do grupo de sistemas portáteis da Toshiba, o problema é causado por uma placa defeituosa que suporta o processador Intel utilizado nos equipamentos. "Já sabemos do problema e trabalhamos para corrigi-lo há algumas semanas", diz Andler.

A placa utilizada pela Toshiba é um esforço para fazer funcionar diferentes gerações de processadores Pentium na mesma placa-mãe, eliminando a necessidade de reengenharia da placa toda vez que a Intel lança um chip mais veloz. Embora a técnica de redução de custos tenha funcionado por diversas gerações, em algum ponto houve uma ruptura no sistema e a falha apareceu.

"Quando você projeta um sistema, o ideal é que já saiba qual processador vai utilizar. Neste caso, a Intel fez alguma mudança dentro do processador que não ficamos sabendo. Por sorte, o problema aconteceu em um grupo controlado de equipamentos", explica Andler. A Toshiba pede aos proprietários de sistemas defeituosos que entrem em contato com seus revendedores ou diretamente com ela.

Mais informações em www.tais.toshiba.com

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail