Home > Dicas

Como copiar um filme em DVD ou VHS

É possível armazenar um filme de duas horas, obtido de um DVD, usando um CD-R, graças ao uso de um novo método de compressão, o MPEG-4.

PC World

19/07/2005 às 17h44

Foto:

Como faço para copiar um filme em DVD ou VHS e quais são os programas necessários para essa conversão? Tenho um Pentium III de 600 MHz, uma placa aceleradora 3D com 32 MB de memória, placa de vídeo/TV/rádio, 128 MB de RAM, disco de 20 GB.
Antbar2000
Antbar2000@bol.com.br
 

É possível armazenar um filme de duas horas, obtido de um DVD, usando um CD-R, graças ao uso de um novo método de compressão, o MPEG-4. A codificação MPEG-2 é usada por DVDs, TV a cabo e satélite e aplicações que exigem alta qualidade. O padrão MPEG-4 foi criado para possibilitar a transmissão de vídeo via Internet. Apresenta uma taxa de compressão maior, com uma perda de qualidade de imagem quase imperceptível.

Entre os mais populares programas para conversão de DVD para MPEG-4, citamos a dupla FlaskMpeg e DivX;-). O DivX;-) é um software que contém, além de um player e outros utilitários, um codec (codificador/decodificador) para compressão e descompressão em MPEG-4. O FlaskMpeg é um programa capaz de abrir o conteúdo de um DVD, selecionar uma trilha de áudio e um idioma para legendas, para gerar um arquivo de vídeo, utilizando qualquer codec instalado no sistema. No nosso caso, escolhemos o codec MPEG-4 do DivX;-).  

A conversão para MPEG-4 é bastante demorada. Um processador Athlon de 1 GHz precisa de cerca de oito horas para converter um filme de duas horas. Apesar de ser demorada, a conversão feita pelo FlaskMpeg tem uma vantagem: é feita em background, aproveitando o tempo em que o processador está ocioso. Dessa forma, o processador fica 100% do tempo ocupado, mas não notamos redução no desempenho para outras tarefas. Para isso basta programar a opção Priority settings como Normal ou Idle.

O FlaskMpeg pode ser obtido em http://go.to/flaskmpeg e www.flaskmpeg.net e o DivX;-), em http://divx.ctw.cc e www.divx.com.  

Nem todos os DVDs podem ser copiados por esse método. Existem vários mecanismos de proteção e codificação que bloqueiam a cópia e mesmo o acesso por programas como o FlaskMpeg.

No seu caso, o Pentium III/600 vai demorar cerca de 12 horas para converter um filme de DVD para MPEG-4. A conversão de fitas VHS para MPEG-4 também pode ser feita, através de placas digitalizadoras, como a Pinnacle DC10, que operam diretamente com MPEG-1 e MPEG-2, cuja codificação é bem mais rápida que a do MPEG-4.


Laércio Vasconcelos é engenheiro eletrônico formado pelo Instituto Militar de Engenharia. Tem pós-graduação pelo IME, PUC-RJ e Universidade da Califórnia. É consultor técnico da PC World.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail