Home > Dicas

Obtendo valores digitados pelo usuário

Conforme citado na primeira parte do tutorial sobre ASP, publicado em setembro passado, é possível obter o conteúdo dos campos de um formulário que chamou uma página ASP.

Erick Vils

19/07/2005 às 17h13

Foto:

Conforme citado na primeira parte do tutorial sobre ASP, publicado em setembro passado, é possível obter o conteúdo dos campos de um formulário que chamou uma página ASP.

Para isso, é necessário conhecer o que é um formulário na linguagem HTML. Trata-se de uma determinada seção do código HTML, tratada como um conjunto de campos.

Através do valor da propriedade action do formulário, pode-se determinar o destino do conteúdo desses campos ao se clicar em um botão/imagem de envio.

Crie dois arquivos em um diretório do servidor Web ? um deles formato HTML, conforme o código ao lado; o outro, no formato ASP, será chamado quando o botão Enviar for pressionado.

No arquivo formulario.htm, foi aberto um <form> cujo action é o nome da página processar.asp, que será chamada ao se clicar o botão Enviar. A propriedade method=GET informa como os conteúdos dos campos serão passados para a página processar.asp. Para method=GET, os campos são enviados pela própria URL e deverão ser capturados no ASP através do método Request.QueryString ("nome_do_campo"). A outra opção é utilizar method= POST e os campos serão passados através do header de requisição da página processar.asp. Nesse segundo tipo, você conseguirá ler o valor dos campos por meio do método Request.Form ("nome_ do_ campo").

Na página dinâmica processar.asp, foi inserido o código para exibir o que o usuário digitou no formulário. Usamos três formas distintas de exibir o conteúdo do campo. Na primeira, o comando <%= Request.QueryString ("email")%> utilizou <%= para substituir o método Response.Write. Na segunda, a seção de script foi iniciada com <%, usou-se o método Response.Write(), finalizando a seção com %>, na mesma linha.

Para a última, repetimos o processo da segunda, porém a seção de script foi iniciada antes em uma linha separada e usado duas vezes o método Response.Write para enviar não só o conteúdo do campo mas também textos e alguns comandos HTML que serão processados no cliente. Perceba que é possível concatenar variáveis com valores texto ou numéricos usando caractere "&", de forma análoga ao Visual Basic.

Arquivo FORMULARIO.HTM

<HTML>
<BODY bgcolor=white>
<TITLE>Exemplo de envio de conteúdos de campos</TITLE>
<form action="processar.asp" method=GET>
Digite o email : <input type=text size=30 name=email><br>
Digite o nome : <input type=text size=30 name=nome><br>
Mês de aniversário: <select name="MesAniversario">
<option selected value=1>Janeiro
<option value=2>Fevereiro
<option value=3>Março
<option value=4>Abril
<option value=5>Maio
<option value=6>Junho
<option value=7>Julho
<option value=8>Agosto
<option value=9>Setembro
<option value=10>Outubro
<option value=11>Novembro
<option value=12>Dezembro
</select><br>
<input type=submit value=" Enviar ">
</form>
</HTML>

Arquivo PROCESSAR.ASP

<%@ LANGUAGE=VBScript%>
<HTML>
<BODY bgcolor=white>
<TITLE>Exemplo de leitura de campos</TITLE>
Email: <b> <%=Request.QueryString("email")%> </b><br>
Nome: <b><%Response.Write(Request.QueryString("nome"))%> </b><br>
<%
Response.Write "Mês de aniversário: <b>"
Response.Write Request.QueryString("mesaniversario") & "</b>"
%>
<br></body></html>

*Erick Vils é diretor da Sinco Sistemas e Microsoft Certified Professional Trainer.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail