Home > Dicas

Mídia pronta para ser rotulada

06/09/2005 às 20h16

Foto:

Impressão térmica, a jato de tinta ou LightScribe. Os três termos resumem as abordagens possíveis para rotular mídia óptica. A única razão para comprar discos com suporte a um desses formatos – lançados por empresas como Imation, Memorex, RiData, TDK e Verbatim – é se você tem o hardware que os utiliza. Caso contrário, você vai desperdiçar dinheiro.

Discos prontos para serem rotulados com impressão a jato de tinta são a escolha para os proprietários de uma Epson R300, modelo capaz de imprimir diretamente na mídia óptica. Para comprar tais discos, porém, não basta dizer “quero mídia para impressão a jato de tinta” pois já há variações dentro da categoria. Alguns tem uma película para impressão com qualidade fotográfica, outros acabamento fosco e outros ainda permitem a impressão em praticamente toda a superfície dos discos.

A mídia LightScribe é específica para drives ópticos equipados com a tecnologia homônima, que usa o feixe laser do drive para rotular a face de cima do disco. A criadora do sistema á a HP, mas outros fabricantes, como Philips e Lite-On, licenciaram a tecnologia. A BenQ já lançou um gravador de DVD LightScribe no Brasil. A mídia compatível com o sistema LightScribe, razoavelmente mais cara que as comuns, é fabricada por marcas como Imation, TDK e Verbatim.

A terceira opção para rotular discos ópticos é a impressão térmica, disponível ainda apenas para impressoras dedicadas como a Signature Z-1, da Rivera. A mídia correspondente custa, em geral, o dobro das equivalentes comuns.

Infelizmente, optar por discos especiais para rotulagem pode obrigá-lo a ficar com modelos de performance inferior. Até aqui, só há sinais de mídia para LightScribe ou impressão a jato de tinta com velocidade 8X. Além disso, alguns destes discos existem apenas para os formatos mais populares, como CD-R, DVD+R e DVD-R. Dependendo do formato que você usa, pode acabar forçado a escolher entre seus discos preferidos ou os que podem ser rotulados.

Dica: Se você está preocupado com diferenças de velocidades, lembre-se que a diferença de tempo de gravação entre discos 8X e 16X é de cerca de 2 minutos, talvez não o suficiente para afetar sua decisão de compra.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail