Home > Dicas

Mídia de maior longevidade e resistente a arranhões

06/09/2005 às 20h18

Foto:

Trate seus discos com cuidado. Essa deveria ser a máxima não importa que discos você use, mas, temos de admitir: acidentes acontecem e a caixinha do seu CD pode rachar ou seu filho pode resolver ver o que acontece se ele arranhar um DVD. Por causa disso, comprar discos ditos resistentes a arranhões pode ser uma boa idéia, principalmente se você fez fotos insubstituíveis e quer guardá-las para o resto da vida.

Especialistas têm opiniões divergentes sobre a longevidade de discos e os benefícios reais da utilização de um substrato de prata ou ouro. Em geral, um disco bem fabricado e guardado apropriadamente deve durar entre 30 e 60 anos.

CDs com revestimento em ouro começam a ressurgir no mercado, cerca de uma década após uma iniciativa similar da Kodak. Empresas como Delkin e MAM-A entraram neste setor prometendo discos de duração bem mais longa. No caso dos CD-Rs da MAM-A, um substrato de ouro 24 quilates garantiria, segundo a empresa, uma degradação mais lenta. Em teoria, porém, se um disco de prata foi selado apropriadamente e o substrato não está exposto, ele não deve se degradar também.

Tais CDs são mais caros e têm gravação mais lenta que os convencionais, o que não deve mudar a curto prazo pois eles não foram feitos para competir com os modelos de baixo custo. A MAM-A estuda a possibilidade de lançar DVDs com substrato de ouro, mas ainda não há uma previsão concreta de lançamento.

A outra tendência para discos duráveis é a evolução das películas de proteção contra arranhões. Alguns exemplos são os modelos Armor Plated da TDK, VideoGard da Verbatim e ForceField da Imation. Estas mídias, em geral, também são mais caras e têm gravação mais lenta, mas são soluções interessantes para gravações importantes.

Discos resistente a arranhões não vão eliminar completamente os riscos de danos, mas são bem mais protegidos que os normais. Um modelo Armor Plated testado resistiu a arranhões provocados por unhas, lascas da caixa da plásticos e canetas. A tecnologia de proteção da Imation e da Verbatim já é utilizada tanto para CDs quanto para DVDs.

Dica: compre pacotes de discos normais para o uso cotidiano e guarde imagens preciosas ou dados especiais em discos resistentes a arranhões.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail